Boletins

BOLETIM MARÇO/2024

1 de março de 2024
SICLO COMPLETA 40 ANOS
Neste mês de março a SICLO está completando a expressiva marca de 40 anos de atuação no mercado nacional.
Foco nas reais necessidades dos clientes, espírito de parceria, profissionalismo, conhecimento técnico e experiência resumem as principais características da nossa equipe de colaboradores.
Aos clientes, um agradecimento especial e o compromisso de continuar procurando sempre superar as expectativas.

RECORDE DE CARGA
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde de carga na demanda instantânea do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em função das altas temperaturas registradas, às 14h15min do dia 7 de fevereiro alcançou 101.860 megawatts (MW) de potência instantânea.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A Vale implementou no Terminal Ilha da Guaíba, no Rio de Janeiro um sistema de armazenamento de energia em baterias, reduzindo em 55% a demanda no horário de ponta. O carregamento ocorre durante períodos de baixa demanda elétrica, quando a tarifa é mais barata.

HUB DE RECARGA
Localizado no estacionamento do Shopping SP MARKET, a Enel X inaugurou seu primeiro hub de recargas na cidade de São Paulo.
O eletroposto possui 193 kW de potência instalada, tendo capacidade para recarregar até 20 veículos elétricos simultaneamente.

CÉLULA COMBUSTÍVEL
A UNICAMP planeja construir o primeiro centro de tecnologias de manufatura de células combustíveis da América Latina.
O projeto se concentrará na célula de óxido sólido (SOFC), que permite o uso de hidrogênio menos puro e até mesmo de gás natural ou etanol. A expectativa é que os primeiros protótipos sejam produzidos até o final deste ano.

ENERGIA SOLAR
No dia 30 de janeiro, o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um recorde instantâneo na geração de energia solar, registrando 27.909 MW às 11h40min, o que representou 30,4% da demanda nacional naquele momento.

BOLETIM FEVEREIRO/2024

1 de fevereiro de 2024
EXPANSÃO DA GERAÇÃO
O ano de 2023 encerrou com um aumento recorde de 10.324,2 MW na matriz elétrica brasileira, ultrapassando o recorde anterior de 9.527,8 MW em 2016.
Os parques eólicos foram responsáveis por 4,9 GW seguidos pelas solares fotovoltaicas com mais de 4 GW. Ao todo, 291 usinas começaram a operar ao longo do ano.

EQUIPE FEMININA
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) teve, em 16 de janeiro, pela primeira vez em sua história, um turno coordenado por uma equipe 100% feminina.
Elas controlaram as instalações de geração e transmissão de energia elétrica com a função de garantir o pleno atendimento à carga de forma otimizada e segura.

RECARGA DE VEÍCULOS
A cidade de São Paulo passou a exigir que novos edifícios residenciais e comerciais instalem pontos de recarga para veículos elétricos, com a energia consumida sendo medida e cobrada individualmente.
Esta nova legislação ainda carece de regulamentação mais detalhada.

ITAIPU
A hidrelétrica de Itaipu fechou o ano de 2023 com uma produção 20% maior do que em 2022.
Neste período, a usina foi responsável por 88% do atendimento ao mercado paraguaio de eletricidade e por 10% do mercado brasileiro.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A cidade de Chattanooga (USA) lançou um programa para atender as áreas que sofrem com mais frequência interrupções de energia causadas por tempestades e outros fatores. Para tanto, o programa visa adicionar 15 MW de armazenamento por meio de baterias de 2,5 MW cada, instaladas principalmente em áreas rurais e carentes.

JIRAU
Apesar da severa seca na região norte, a usina de Jirau, a quarta maior hidrelétrica do Brasil, localizada no rio Madeira, produziu mais de 11 milhões de MWh durante o ano de 2023.
Apesar da produção significativa, a geração de energia foi menor neste ano do que no ano anterior.



BOLETIM JANEIRO/2024

2 de janeiro de 2024
AEROGERADOR
Visando a exploração de petróleo em áreas offshore, uma parceria entre a Statkraft, Petrobras e a WEG está desenvolvendo um equipamento com 7 megawatts de potência, o maior a ser fabricado no Brasil. O conjunto torre mais aerogerador terá 220 metros de altura do solo até a ponta da pá e pesará 1.830 toneladas.

NAVIO A VELA
A Vale assinou um contrato para implantar velas rotativas em um Valemax, o maior navio de transporte de minérios do mundo. Para aumentar a eficiência energética, o projeto utiliza cinco rotores cilíndricos para a propulsão a vento, proporcionando ganhos de eficiência de até 6%.

BIOGÁS
Com o objetivo de desenvolver conhecimento técnico, científico e comercial, a CGT Eletrosul está investindo em Santa Catarina em um projeto de biogás proveniente de dejetos suínos e bovinos. São previstos onze biodigestores, dois dos quais já estão produzindo biogás.

AERONAVE ELÉTRICA
A EVE (antiga divisão da Embraer) está desenvolvendo uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, com capacidade para um piloto e quatro passageiros, a qual combina características de helicópteros e aviões.

HIDROGÊNIO VERDE
A EDP Brasil inaugurou uma unidade de H2V em Pecém (CE) que é alimentada por uma usina solar de três megawatts pico (MWp) e um eletrolisador capaz de produzir 250 Nm3/h do gás. A partir de agora, os principais desafios a serem superados são a necessidade de identificar tecnologias mais adequadas para o armazenamento e transporte do H2V.

BATERIA DE GRANDE PORTE
Para garantir o fornecimento de energia em situações críticas, COPEL (PR) está colocando em operação um sistema móvel de grande porte para armazenamento de energia. Montada sobre duas carretas, a estrutura com 1 MW de potência e 1,4 MWh de energia armazenada, é formada por um conjunto de baterias e um transformador.

BOLETIM DEZEMBRO/2023

1 de dezembro de 2023
RECORDE DE CARGA
Devido ao forte calor no país, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou no dia 14 de novembro, um novo recorde na demanda instantânea de carga, que às 14h20 horas alcançou 101.475 megawatts (MW). No dia anterior, pela primeira vez na história o sistema interligado já havia superado a marca de 100 mil MW.

ENERGIA NUCLEAR
A usina nuclear Angra 2 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), após passar pela parada programada de reabastecimento de combustível, iniciada em 25 de setembro. Aproximadamente dois mil profissionais estiveram envolvidos em mais de cinco mil atividades que foram realizadas no período, a fim de garantir segurança e alta disponibilidade neste novo ciclo de operação da usina.

ENERGIA EÓLICA
O setor de energia eólica atingiu um marco significativo no Brasil, com 1.000 usinas operacionais, totalizando 29 GW (gigawatts) de capacidade. Essa marca inclui usinas em fase de testes e operação comercial, sendo que 4 GW foram implantados durante o ano de 2023.

ABASTECIMENTO DE ENERGIA
Outubro encerrou o período seco de 2023 com a melhor condição de reservatórios do Sistema Interligado Nacional desde 2009. Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram condições confortáveis para o atendimento até abril de 2024.

MERCADO LIVRE
Diante dos 2.867 contratos denunciados para encerramento no mercado cativo das concessionárias e 1.635 unidades consumidoras iniciando o processo de mudança do ambiente regulado para o livre, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) implementou uma nova ferramenta para agilizar e simplificar o processo de migração para o mercado livre dos consumidores de menor porte.

BARCO A HIDROGÊNIO
O Energy Observer, primeiro barco movido a hidrogênio do mundo, realizou uma escala em Fortaleza, no Ceará. Contando com uma tripulação de marinheiros, engenheiros, jornalistas e cientistas, a embarcação-laboratório é totalmente alimentada por energias renováveis e produz seu próprio hidrogênio a partir da água do mar.

BOLETIM NOVEMBRO/2023

1 de novembro de 2023
AVIÃO ELÉTRICO
Com a finalidade de testar novas tecnologias de propulsão, a EMBRAER apresentou um protótipo de avião elétrico. Trata-se da adaptação de um modelo agrícola Ipanema o qual recebeu uma bateria e um motor elétrico em sustituição ao motor convencional. Não se trata de versão a ser comercializada no futuro.

BIOMETANO
Localizada em Minas do Leão (RS), a usina de biometano da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), irá produzir 66 mil metros cúbicos de biometano por dia a partir do biogás de um aterro sanitário, combinando transição energética com aprimoramento na destinação de resíduos sólidos urbanos.
Parte deste gás será consumida na geração de energia elétrica no próprio local.

ENERGIA SOLAR
A geração própria de energia solar no Brasil atingiu uma marca significativa, ultrapassando os 24 gigawatts de potência instalada em diversos setores, incluindo residências, comércios, indústrias e prédios público, atendendo mais de 3 milhões de unidades consumidoras.

BANDEIRA VERDE
Para o mês de novembro, será mantida a bandeira Verde, portanto sem cobrança de adicional nas tarifas de energia elétrica.
Como agora inicia o periodo de chuvas nas bacias das principais hidrelétricas, a expectativa é que esta situação perdure durante todo o verão.

ROTA MERCOSUL
Ainda neste mês de novembro deverá ser inaugurado o trecho gaúcho da Rota Elétrica do Mercosul contando com dez estações de recarga ao longo de 916 km entre Torres, na divisa com Santa Catarina, e a fronteira com o Uruguai.
Incialmente o serviço será gratuito, com estações junto a postos de gasolina já existentes ou em paradouros.

TOYOTA A HIDROGÊNIO
A Toyota disponibilizará 500 unidades do Mirai, seu veículo movido a hidrogênio, para compor a frota oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.
O Mirai combina a tecnologia da célula a combustível de hidrogênio com os benefícios da mobilidade elétrica, oferecendo maior autonomia e tempos rápidos de recarga.

BOLETIM OUTUBRO/2023

2 de outubro de 2023
HORÁRIO DE VERÃO
Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) não apontam necessidade de retomar o horário de verão neste ano.
Um dos fatores que vêm sendo observado é a mudança na curva de demanda de energia no Sistema Interligado Nacional, que deslocou para a noite o momento em que há o maior pico de consumo.

HIDRELÉTRICA DE JIRAU
Apesar das críticas de ambientalistas, a usina hidrelétrica de Jirau completou dez anos de operação, demonstrando ser fundamental para a segurança energética do Brasil e para a modicidade tarifária. Com 50 unidades geradoras, a usina tem capacidade instalada de 3.750 MW e faz parte do complexo do Rio Madeira.

ENERGIA EÓLICA
O Brasil ocupa hoje o sexto lugar no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica, contando com 26 GW de potência. Em 2012, o país aparecia em 15º lugar. Com ventos contínuos e intensos, as usinas eólicas nordestinas chegam a operar em boa parte do tempo com fator de capacidade superior a 60%, o dobro da média mundial.

ÔNIBUS ELÉTRICOS
Em um primeiro passo, a capital paulista começou a operar 50 novos ônibus 100% elétricos a bateria, início de um plano que prevê chegar a 2.600 unidades até o fim de 2024. A frota atual de São Paulo é de cerca de 13 mil ônibus e até agora apenas 18 são elétricos.

ENERGIA NUCLEAR
Com a finalidade de reabastecimento de combustível nuclear, no dia 25 de setembro a usina nuclear de Angra 2 (1.350 MW) foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN). Aproveitando a ocasião, serão realizadas mais de 5 mil atividades de manutenção e inspeção de equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina.

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
Movido a hidrogênio (H2), o carro a célula de combustível é considerado a opção mais viável para o transporte com emissão zero. Pelo menos na corrida pela fonte geradora do hidrogênio, o Brasil não está atrasado. Enquanto grande parte dos países usa o gás natural para produzir hidrogênio (H2 cinza), o Brasil trabalha para que o etanol seja o vetor do H2 “verde”.

BOLETIM SETEMBRO/2023

1 de setembro de 2023
MERCADO LIVRE
A abertura do mercado livre de energia a partir de 2024 para todos consumidores que possuem transformador próprio (grupo A), tem um potencial de alcançar cerca de 72 mil consumidores em todo o Brasil, que terão possibilidade de escolher seu fornecedor de energia elétrica.

FONTES ALTERNATIVAS
Pela primeira vez na história, o Brasil alcançou em julho a marca de mais de um quarto de sua geração de energia a partir de fontes eólicas e solares, por um mês completo. As fontes eólica e solar representaram cerca de 27% da eletricidade gerada, com a eólica contribuindo com 19% e a solar com 8%, enquanto a geração a partir de combustíveis fósseis foi de apenas 9%.

ENERGIA NUCLEAR
Cientistas americanos alcançaram novamente uma reação de fusão nuclear que produziu mais energia do que foi inserida. A fusão nuclear é uma fonte potencialmente ilimitada de energia limpa, ao contrário da fissão nuclear. O desafio agora é criar uma usina comercialmente viável capaz de produzir energia em escala.

EUROPA
O Conselho da União Europeia aprovou uma série de regras sobre a infraestrutura de recarga de veículos elétricos, determinando que até 2025, as principais rodovias do continente devam ter carregadores instalados no máximo a cada 60 quilômetros.

ESTADOS UNIDOS
Para garantir que os clientes americanos de veículos elétricos possam carregar quando e onde precisarem, montadoras como BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes e Stellantis uniram forças em uma iniciativa que pretende instalar pelo menos 30.000 pontos de carregamento em locais urbanos e rodoviários em todo o país.

HIDROGÊNIO RENOVÁVEL
Em São Paulo, foi inaugurada uma planta piloto de uma estação de abastecimento de hidrogênio renovável, onde o combustível é gerado a partir da transformação do etanol. Com tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Fapesp, ela é considerada a primeira deste tipo no mundo.

BOLETIM AGOSTO/2023

1 de agosto de 2023
ITAIPU
A hidrelétrica de Itaipu registrou o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos, representando um aumento de 35 % em relação a igual período do ano anterior.
A quantidade de energia produzida neste semestre seria suficiente para abastecer todo o Brasil durante 28 dias.

RESERVATÓRIOS
Os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do Brasil finalizaram o primeiro semestre com os melhores níveis registrados nos últimos 20 anos.
Apesar de ter iniciado o período de poucas chuvas na maior parte do país, as previsões indicam que no final de dezembro ainda teremos entre 60 % e 80 % de capacidade armazenada, garantindo segurança para o abastecimento durante 2024.

ENERGIA NUCLEAR
Revertendo a orientação anterior, a França está estendendo a operação dos reatores existentes e construindo novos pequenos reatores modulares (SMR).
A Coreia do Sul e o Reino Unido também estão considerando a construção de novas usinas nucleares para atender ao aumento previsto na demanda de energia.

ENERGIA SOLAR
O Brasil alcançou 32 gigawatts (GW) de potência instalada proveniente da energia solar fotovoltaica, representando 14,7% da capacidade total da matriz elétrica do país.

ENERGIA EÓLICA
Às 22:55 horas do dia 4 de julho, a energia eólica atingiu a marca de 19.720 megawatts (MW) representando 27,8% da demanda nacional naquele momento.

ELÉTRICOS x DIESEL
Os veículos elétricos continuam em alta. Pela primeira vez na história o emplacamento de carros elétricos no mês de junho na Europa superou os movidos a diesel. No entanto, a maioria continua pertencendo aos movidos a gasolina.

CAMINHÕES ELÉTRICOS
Visando a utilização de grandes caminhões elétricos, a Mitsubishi está testando uma nova tecnologia de reabastecimento.
Nos pontos de troca automatizada, um robô retirará a bateria descarregada do caminhão e a substituirá por uma carregada, com o objetivo de colocar o veículo de volta na estrada no máximo em cinco minutos.


BOLETIM JULHO/2023

3 de julho de 2023
MERCADO LIVRE
No ano de 2022 o consumo registrado no mercado livre de energia correspondeu a pouco mais de 35% do consumo total no país, tendo sido registrado o ingresso de 655 novos consumidores.
Atualmente, o número total de consumidores neste mercado está próximo de 14 mil.

HIDROGÊNIO VERDE
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Tecnológico de Karlsruhe da Alemanha estão pesquisando um processo de produção de hidrogênio verde a partir da gaseificação de biomassa.
O projeto visa a geração de hidrogênio a partir do bagaço de cana-de-açúcar, bem como o armazenamento do hidrogênio obtido por meio do bio-óleo derivado da pirólise do bagaço de cana.

CARVÃO NA ÍNDIA
A geração de energia por combustíveis fósseis é responsável por cerca de 75% da produção de energia da Índia.
Na contramão do movimento mundial, a Índia tem atualmente em construção cerca de 27 GW de capacidade de geração de energia pela queima de carvão e mais 24 GW em fase de pré-construção.

FERRARI ELÉTRICA
A nova unidade da Ferrari dedicada à fabricação de supercarros elétricos deverá estar concluída em meados de 2024. Embora o primeiro veículo totalmente elétrico da Ferrari deva ser apresentado no quarto trimestre de 2025, a produção em volume comercial deverá começar apenas em 2026.

COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL
A corrida pelo combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) agita as principais empresas do mercado. A Boeing tem compromisso de fornecer aeronaves capazes de voar com combustível 100% renovável até 2030. O principal desafio é o preço do SAF, superior ao do fóssil.

ENERGIA NUCLEAR
A empresa de engenharia belga Tractebel firmou um acordo com as empresas francesas Nuward e EDF para o desenvolvimento da tecnologia de pequeno reator modular (SMR).
Trata-se de um projeto conjunto que visa substituir usinas de energia de alto carbono e oferecer suporte a outras aplicações, como produção de hidrogênio e aquecimento urbano.

BOLETIM JUNHO/2023

2 de junho de 2023
NOVA BATERIA
Ao contrário das baterias de íons de lítio, a Lyten, empresa pioneira no uso de grafeno tridimensional, está investindo em baterias de lítio-enxofre, as quais apresentam uma pegada de carbono estimada em 60% menor do que as melhores baterias disponíveis atualmente.

HIDRELÉTRICAS
Apesar de nos últimos anos terem perdido espaço, as hidrelétricas ainda continuam sendo as principais responsáveis pelo perfil sustentável da matriz energética do país.
Em 2022, as hidrelétricas responderam por 73% da energia gerada, enquanto que os parques eólicos contribuíram com 13 %, as termelétricas com 12 % e os parques solares com 2 %.

RECORDE DE AUTONOMIA
O Chevrolet Bolt estabeleceu um recorde de autonomia para veículos elétricos no Brasil, atingindo 28 horas e 30 minutos em uma pista de testes da General Motors.
Participaram do teste, clientes, jornalistas, influenciadores, revendedores, parceiros e colaboradores da General Motors, revezando-se na direção do veículo.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A cidade de São Paulo receberá em breve os 50 primeiros ônibus elétricos de um lote de 200 veículos comprados da Hyger.
No Paraná, a cidade de Cascavel adquiriu 15 ônibus elétricos, enquanto que em Curitiba foi adquirido um primeiro lote de 70 ônibus que deverão ser entregues no primeiro semestre de 2024.

GERAÇÃO DISTRIBUIDA
O Brasil alcançou a marca de 21 GW de capacidade em geração própria de energia elétrica, o que equivale a 1,5 vezes a potência instalada de Itaipu.
Estima-se que atualmente existam cerca de 2 milhões de usinas de microgeração e minigeração distribuída no país.

ENERGIA NUCLEAR
Um grupo de 16 países se reuniu em Paris para discutir a importância da energia nuclear na União Europeia. Eles enfatizaram a contribuição fundamental da energia nuclear para a descarbonização da produção de energia e para alcançar a neutralidade climática até 2050. Também discutiram a necessidade de desenvolver uma cadeia de abastecimento que seja independente dos fornecedores russos.

BOLETIM MAIO/2023

3 de maio de 2023
NOVO ENDEREÇO
A SICLO já está operando em suas novas e modernas instalações, onde aguardamos a visita de clientes e amigos. Continuamos na avenida Cristóvão Colombo, porém agora no número 2360, conjunto 501.
Permanece inalterado nosso número chave de telefone (51) 3337 76 77.

BANDEIRA VERDE
Os reservatórios das usinas hidrelétricas fecharam o mês de abril com os melhores níveis registrados na última década. Embora tendo pela frente até outubro um período de poucas chuvas, o volume atual é suficiente para garantir o abastecimento de energia até a chegada de novo período úmido. Com isto é provável que a bandeira verde permaneça durante todo ano.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A chinesa Higer venceu a licitação da prefeitura de Cascavel (PR) para entrega de 15 ônibus elétricos, com autonomia de 270 quilômetros. A mesma empresa também está embarcando os primeiros 50 ônibus elétricos que vão rodar na capital paulista, como parte de um contrato total de 200 unidades.

HIDROGÊNIO VERDE
Como parte de uma parceria da Shell, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo e Senai, a Toyota vai fornecer uma unidade do Mirai, primeiro carro da montadora movido a célula de combustível, para testes sobre a performance de um veículo movido a hidrogênio obtido a partir do etanol.

TRATOR A BIOMETANO
A fazenda São José dos Jesuítas, em Brasilândia (MS), tornou-se a primeira propriedade rural do país a contar com um trator 100% movido a biometano.
Fabricado na Inglaterra, o trator com potência de 152 HP vai rodar com o gás feito a partir dos dejetos da criação de suínos.

ENERGIA NUCLEAR
Neste mês de abril foram desligados os três últimos reatores que ainda restavam em atividade na Alemanha. Eles deveriam ter sido desativados no final do ano passado, mas, para ajudar a enfrentar o inverno europeu, seu fechamento foi postergado até abril. Enquanto isto, a França anda em sentido contrário, reativando usinas nucleares que estavam paradas.

BOLETIM ABRIL/2023

3 de abril de 2023
ENERGIA SOLAR
Ao atingir a marca de 26 GW de potência, o Brasil entrou na lista dos dez países com maior potência instalada da fonte solar fotovoltaica, assumindo a oitava colocação no ranking internacional. Entre 2021 e 2022, o Brasil subiu cinco posições no ranking mundial, saindo da 13ª colocação em 2021 para a 8ª posição em 2022.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A Isa Cteep inaugurou na subestação de Registro (SP), o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro. Atuando nos momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, o sistema de baterias com 30 MW de potência, tem capacidade de entregar energia por duas horas.

TAXI ELÉTRICO
A Renault e a Mobilize anunciaram uma parceria para a utilização de táxis elétricos em Curitiba. A iniciativa visa incentivar a mobilidade sem emissões na capital paranaense, utilizando veículos elétricos da Renault adquiridos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

RECARGA DE BATERIAS
O aplicativo de navegação Waze, lançou uma atualização que mostra onde estão os eletropostos para carregamento de baterias de veículos elétricos. Além disso, a nova funcionalidade mostra os tipos de equipamentos de recarga em cada um destes pontos, para o usuário verificar se é compatível com seu modelo de carro.

NAVIO NUCLEAR
Empresas coreanas estão unindo forças no desenvolvimento de navios movidos a energia nuclear, utilizando pequenos reatores modulares de 60 megawatts.
A propulsão nuclear permite a independência dos preços do combustível e possibilita que os navios aumentem sua eficiência navegando mais rápido.

ENERGIA RENOVÁVEL
Considerando as usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa, no ano passado 92% da energia elétrica gerada no Brasil foi proveniente de fontes renováveis. As hidrelétricas responderam por 73,6% do total, seguidas pelas eólicas, com 14,6%, e as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas e solar por um total de 11,8%.

BOLETIM MARÇO/2023

1 de março de 2023
ENERGIA SOLAR
O Brasil atingiu a marca histórica de 25 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, o equivalente a 11,6% da matriz elétrica do País.
A fonte solar é a segunda maior do País em capacidade instalada (MW) e a terceira em geração de energia (MWh), atrás das fontes eólica e hídrica.

ITAIPU
No dia 28 de fevereiro, a hidrelétrica de Itaipu Binacional pagou US$ 115 milhões e com isto amortizou totalmente a dívida histórica da construção. Este fato abre espaço para a redução da tarifa paga pelo consumidor. No entanto, a tarifa final ainda precisa ser definida com o Paraguai. Outra vantagem é que a partir de agora a tarifa deixa de ser atrelada ao dólar.

SOTERRADA
Sete anos depois de paralisada por ter sido soterrada na tragédia ambiental de Brumadinho, a hidrelétrica Risoleta Neves está prestes a voltar a operar.
A usina pertence ao consórcio Candonga, do qual a Vale é dona de 77,5% e a CEMIG de 22,5%.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
A Enel vai patrocinar a primeira corrida da Fórmula E a ser disputada no Brasil, no dia 25 de março, no sambódromo da capital paulista. A competição organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é exclusiva para carros elétricos, tendo como um dos objetivos promover diálogos sobre a mobilidade elétrica.

HIDROGÊNIO
O hidrogênio surge como a grande possibilidade de descarbonizar uma série de setores, especialmente quando utilizado como fonte energética. Além do VERDE, produzido com energia alternativa, também vai ganhando destaque o hidrogênio AZUL, produzido a partir do gás natural.

ULTRA ALTA TENSÃO
O Laboratório de Ultra Alta Tensão do CEPEL (Eletrobras) desenvolveu uma fonte capaz de gerar tensões de até 1.200 kVca e 1.000 kVcc. Isto significa um marco inédito para projetos de transmissão em longas distâncias no Brasil, que passa a contar com a fonte de maior capacidade de gerar tensão em laboratório disponível no ocidente.

BOLETIM FEVEREIRO/2023

1 de fevereiro de 2023
PAGAMENTO VIA PIX
A ANEEL regulamentou o uso do PIX como meio de pagamento das faturas de energia elétrica. A norma aprovada torna obrigatória a oferta quando for feita a solicitação pelo consumidor. O pagamento deverá ser feito usando o QR Code emitido pelas empresas, tanto na fatura impressa, quanto na eletrônica.

ITAIPU
A hidrelétrica Itaipu Binacional alcançou a marca de 2,9 bilhões de MWh produzidos desde que começou a operar, em maio de 1984. Esse volume de energia seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 46 dias, ou o Brasil por seis anos. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.

CARROS ELÉTRICOS
A venda de carros elétricos atingiu recorde mundial em 2022, sendo que no acumulado, representou 10% das vendas do mercado automotivo. Ao longo do ano passado, a popularidade dos carros elétricos cresceu cerca de 68% ao redor do globo e teve o melhor ano de sua história.

CONVERSÃO DE VEÍCULOS
A Stellantis (Fiat/Chrysler), em parceria com o SENAI, está trabalhando em um projeto para a conversão de veículos a combustão para a propulsão elétrica. O projeto visa o retrofit de veículos novos e usados, com o objetivo de oferecer uma solução de mobilidade assegurando a qualidade da conversão com os itens originais de fábrica, tornando-os passíveis de homologação.

HIDROGÊNIO VERDE
Em Pernambuco, a White Martins iniciou o processo de produção de hidrogênio verde neutro em carbono (H2V), utilizando energia solar para separar as moléculas de hidrogênio das moléculas de oxigênio pelo processo de eletrólise da água.

MEDIDORES INTELIGENTES
A COPEL iniciou a instalação de 511 mil medidores inteligentes na região de Curitiba. Com isto, toda a operação será automatizada, reduzindo as quedas de energia e agilizando o retorno dos serviços em eventuais faltas. Os serviços de leitura de energia, bem como o corte e a religação, serão realizados de forma remota, sem o deslocamento de equipes.

BOLETIM JANEIRO/2023

2 de janeiro de 2023
COMPLEXO SOLAR
A empresa Omega Energia obteve autorização para construir no Ceará a usina solar Kuara de 4,6 GW, que será composto por 8 milhões de painéis fotovoltaicos. Esta se tornará a maior do mundo, superando os dois maiores parques solares no mundo atualmente em construção, ambos na China.

APROVEITAMENTO DA ENERGIA
A energia das rodas de um carro ao passar por um buraco é absorvida pelas molas da suspensão e posteriormente, dissipada pelos amortecedores.
A BMW patenteou um sistema de suspensão capaz de gerar eletricidade com o movimento vertical da roda do carro, sendo capaz de contribuir para recarregar a bateria do carro elétrico.

USINA A CARVÃO DESATIVADA
Uma multidão se reuniu para assistir à implosão controlada da estação geradora da última usina elétrica movida a carvão no estado americano de Nova Jersey.
No local deverá ser implantada uma estação de armazenamento de energia em grande escala.

FUSÃO NUCLEAR
Um grande avanço científico foi alcançado por um laboratório americano ao obter com sucesso um ganho líquido de energia em uma reação de fusão nuclear, produzindo mais energia do que foi consumida no processo de produção.
O processo não produz lixo radioativo, traz menos riscos e pode usar materiais que são mais facilmente encontrados na natureza.

REATIVAÇÃO NA FRANÇA
A França reativou cinco reatores nucleares que haviam sido desligados, diminuindo com isto os temores de que o país viesse a enfrentar apagões de energia durante o inverno. Atualmente, 41 reatores estão funcionando naquele país.

POSTO 100 % ELÉTRICO
A Vibra (ex-Petrobras Distribuidora) inaugurou em São Paulo um posto dedicado exclusivamente à recarga de veículos elétricos e prevê instalar mais dois pontos ainda no início de 2023.
O posto tem oito pontos de carregamento elétrico simultâneos, sendo seis com equipamentos de recarga ultrarrápida e dois semirrápidos.

BOLETIM DEZEMBRO/2022

1 de dezembro de 2022
ENERGIA HIDRELÉTRICA
Com uma situação confortável, está finalizando o período de poucas chuvas nas regiões onde estão as principais hidrelétricas do país. O nível médio das barragens superou os 50%, e de agora até abril a tendência é de enchimento, garantindo uma boa oferta de energia para o próximo ano.

GERAÇÃO SOLAR
O Brasil alcançou 22 GW de capacidade dos sistemas de geração solar de energia elétrica, o equivalente a 10,8 % da matriz elétrica do país. Neste ano já cresceu 59,4%, saltando de 13,8 GW para 22 GW. A expectativa é de que em breve a fonte solar ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica, atualmente em 23,2 GW, passando assim para a segunda posição na matriz elétrica brasileira.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Até outubro, o Brasil já contava com uma frota de 11.658 veículos 100% elétricos. Somente no acumulado de 2022, já foram emplacadas 6.831 unidades. Esse número reflete a maior confiança dos compradores nesta tecnologia e na diversidade de produtos oferecida pelo mercado.

MANUTENÇÃO INÉDITA
A State Grid realizou uma atividade inédita nas Américas, de manutenção em uma linha viva de transmissão em ultra-alta tensão em corrente contínua (800 kV). O fato correu em um trecho da linha que liga Xingu (PA) a Paracambi (RJ), considerada a maior linha de transmissão do mundo em ultra-alta tensão em corrente continua.

HIDROGÊNIO VERDE
Uma empresa que opera uma linha de trens no norte do Chile anunciou que em 2024 terá a primeira locomotiva movida a hidrogênio verde.
O Chile aposta no desenvolvimento do hidrogênio verde, com a intenção de transformar o país em um dos maiores exportadores de energia limpa.

ENERGIA NUCLEAR
A Eletronuclear retomou em Angra dos Reis, o processo de concretagem da usina nuclear de Angra 3. O lançamento faz parte do “Plano de Aceleração do Caminho Crítico de Angra 3”, cujo objetivo principal é concluir as obras civis dos principais prédios da usina, o que inclui o edifício do reator e outras instalações periféricas.

BOLETIM NOVEMBRO/2022

1 de novembro de 2022
POSTOS DE RECARGA
Os postos de combustíveis estão se adaptando aos carros elétricos. A Vibra (ex-BR Distribuidora) e a Raízen (licenciada da Shell) já começaram a instalar equipamentos para recarga de veículos elétricos em diversos postos de suas bandeiras.

TARIFA BINÔMIA
Atualmente os consumidores em baixa tensão pagam apenas pela energia consumida (kWh). Aqueles que instalarem equipamentos de geração solar após o dia 6 de janeiro/23, pagarão também uma taxa pelo uso do fio da concessionária. Com isto, as faturas passarão a cobrar duas parcelas (energia + uso do fio), de maneira similar ao cobrado dos consumidores em média e alta tensão.

GERAÇÃO SOLAR
Florianópolis lidera o ranking municipal de geração própria de energia solar no Brasil. Segundo mapeamento da Absolar, a cidade possui mais de 21,5 mil sistemas instalados num total de 232 MW de potência, bem à frente da segunda colocada, a capital Brasília, com 159 MW.

TORRE MÓVEL
Visando reduzir o tempo de recomposição da rede em caso de contingência, a Equatorial Energia apresentou no Pará uma torre de transmissão móvel.
O equipamento se assemelha a um caminhão e tem a capacidade de substituir uma torre comum de 69 kV ou 138 kV que possa ter sofrido algum dano ou que esteja em período de manutenção.

RECORDES DE GERAÇÃO
O Sistema Integrado Nacional (SIN), atingiu um novo recorde de demanda instantânea na geração solar, com 5.155 MW, ou seja, 7,4 % da demanda nacional.
A geração eólica também atingiu novo recorde no SIN com 15.890 MW médios, ou seja, 23 % da demanda nacional.

PRODUÇÃO DE BATERIAS
O Peru quer aproveitar o crescimento do mercado para investir no segmento de acumuladores de íons de lítio. O país sul americano já é o segundo maior produtor mundial de cobre e também possui alguns depósitos de lítio. Se tiver sucesso, será o primeiro país da América do Sul a produzir baterias para carros elétricos.

BOLETIM OUTUBRO/2022

3 de outubro de 2022
TREM A HIDROGÊNIO
Na Alemanha está entrando em operação uma rede de trens de passageiros movidos a hidrogênio, substituindo 15 trens a diesel. Cinco dos novos trens já estão circulando, e os restantes serão entregues até o final do ano.

CARREGADORES RÁPIDOS
Um consórcio entre a Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric lançou uma rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as principais cidades da região Sul do Brasil. Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo e ir até Punta del Este, no Uruguai, já que haverá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.

FONTES ALTERNATIVAS
Pela primeira vez na história, em 2021 a produção de energia a partir de parques eólicos e fotovoltaicos em todo o mundo ultrapassou a geração nuclear. O dado negativo é que as emissões de CO2 produzidas pelo setor energético global estabeleceram um novo máximo histórico.

NOVO GASODUTO
A Nigéria iniciou a construção de um gasoduto que vai levar parte de sua produção de gás para a Europa. O gasoduto terá 5.600 quilômetros e passará por 13 países africanos antes de conectar-se à Europa via Marrocos e Gibraltar.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A BYD entregou 20 ônibus elétricos para operação na região metropolitana de Salvador. Segundo a empresa, os veículos começaram a entrar em operação no mês de setembro. Já no Espirito Santo, a Eletra entregou o primeiro dos 4 ônibus adquiridos para operar na região metropolitana de Vitória.

ENERGIA NUCLEAR
Após o acidente de Fukushima, no Japão, a Alemanha decidiu desativar todas as suas centrais nucleares. No entanto, devido à crise com o fornecimento de gás proveniente da Rússia, decidiu manter duas de suas três usinas nucleares até pelo menos o final do inverno europeu, ou seja, até abril de 2023.

BOLETIM SETEMBRO/2022

1 de setembro de 2022
HIDROGÊNIO VERDE
O hidrogênio tem um poder calorífico praticamente o triplo do que da gasolina, com a vantagem de ser uma fonte limpa, que não gera poluentes.
Quando produzido a partir de uma fonte renovável (solar, eólica, etc.) passa a ser considerado “hidrogênio verde”, que é a principal aposta para ser o substituto dos derivados do petróleo.

NOVOS RECORDES
No Nordeste a fonte solar fotovoltaica atingiu 3.178 MW de geração instantânea, representando 29,9 % da demanda da região. Já a geração eólica apresentou um pico de 17.321 MW representando 116,1% da demanda nordestina, ou seja, a região funcionou como exportadora de energia.

TERMELÉTRICA A CARVÃO
Devido à crise no fornecimento do gás proveniente da Rússia, a Alemanha está reativando usinas de produção de energia a carvão. Também na República Tcheca a empresa de energia EGH recebeu permissão de emergência para operar usinas a carvão até o final do inverno.

TELHA SOLAR
A Eternit recebeu o registro de patente verde pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o processo de fabricação de seu módulo de captação de energia solar, utilizado nas telhas fotovoltaicas.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A Marcopolo vai iniciar a produção em série de ônibus elétricos. O modelo será o primeiro 100% elétrico com chassi próprio da fabricante de carrocerias. A empresa já tem mais de 350 ônibus elétricos e híbridos em circulação, porém os chassis desses veículos foram produzidos por montadoras. Já a Mercedes-Benz vai entregar um lote de ônibus elétricos para a cidade de São Paulo durante o ano de 2023.

RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS
Apesar de ainda não ser uma prática comum, a cobrança pela recarga de carro elétrico já iniciou no Brasil. A ANEEL liberou esta cobrança, mas os postos podem optar por não cobrar a recarga e fidelizar o cliente na conveniência.

BOLETIM AGOSTO/2022

1 de agosto de 2022
AERONAVE SOLAR
A Airbus registrou o vôo mais longo de uma aeronave não tripulada movida a energia solar, permanecendo 26 dias no ar.
A aeronave possui baterias que a mantém em operação durante a noite, o que significa que ela não precisa parar para abastecimento de combustível.

TRANSMISSÃO SEM FIO
Um teste de transmissão de energia sem fio foi realizado com sucesso nos EUA, enviando 1 kWh a uma distância de 1 km.
A ideia é converter energia elétrica em micro-ondas, e transmiti-la de uma antena para um painel receptor através de um feixe direcional.

AEROGERADOR NACIONAL
A catarinense WEG apresentou um novo aerogerador com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor. A fabricação dos novos aerogeradores atenderá inicialmente apenas o Brasil, mas o novo aerogerador tem características adaptadas para atender também outros mercados.

SOLAR TÉRMICA
O Brasil foi o segundo país no qual mais cresceu a utilização da energia solar térmica em 2021, com expansão de 28% em relação a 2020. Os Estados Unidos apresentaram avanço de 19%, a Grécia 18%, Polônia 17% e Índia 16%. Na China, o aumento foi de apenas 1%.

TAXI AÉREO ELÉTRICO
Foi firmada uma parceria entre a Hyundai e a Rolls-Royce para o desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio destinadas à propulsão de um taxi aéreo totalmente elétrico, permitindo um vôo silencioso e com autonomia para longa distância.

RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS
A Vibra (antiga BR Distribuidora) já instalou mais de 200 pontos de recarga em condomínios, supermercados e shoppings.
Agora iniciou o projeto de ter a maior rede de recarga elétrica do país, o qual prevê até o final de 2023 a instalação de mais 70 eletropostos de carga rápida de 20 minutos, sendo 50 deles em rodovias.




BOLETIM JULHO/2022

4 de julho de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
A situação dos reservatórios das principais hidrelétricas do país permitiu que a ANEEL decidisse manter a bandeira VERDE durante o mês de julho, ou seja, sem cobrança de taxa extra. Embora estejamos no período de poucas chuvas nas regiões Leste e Centro-Oeste, a previsão é que esta bandeira perdure até o final do ano.

ENERGIA EÓLICA
A Siemens Gamesa anunciou que fornecerá à Escócia 60 turbinas eólicas off-shore a serem instaladas a cerca de 22 km da costa. Com pás de 108 metros de comprimento, cada turbina terá 14 MW de potência.
A mesma empresa também fornecerá 83 turbinas de 11 MW a serem instaladas pela Dinamarca a cerca de 50 km da costa.

PRODUÇÃO DE LÍTIO
A mineradora Sigma Lithium informou que os resultados dos testes em Minas Gerais confirmam que o Brasil se colocará no mercado como um dos maiores produtores mundiais de lítio. A previsão é de produzir 37.000 toneladas de carboneto de lítio já em 2023, passando para cerca de 72.000 toneladas/ano a partir de 2024.

RECARGA SEM FIO
A FIAT iniciou testes de carregamento de baterias por indução, utilizando um sistema de bobinas instaladas sob o piso, transferindo a energia diretamente aos veículos que trafegam em sua superfície. Durante os testes, foi possível atingir níveis de eficiência de recarga semelhantes aos das estações de carga rápida.

ONDAS DO MAR
Uma parceria entre o Complexo do Porto de Pecém (CE) e a empresa sueco-israelense Eco Wave Power visa a implantação de uma unidade de geração de energia a partir das ondas do mar com capacidade de até 9 MW. É a segunda iniciativa do complexo nesse sentido, pois entre 2010 e 2015, já funcionou um protótipo com 100 kW de potência.

HIDROGÊNIO
A Siemens e a Air Liquide anunciaram a criação de uma joint venture dedicada à produção em escala industrial de eletrolisadores de hidrogênio renovável.
Esta parceria de conhecimentos visa o desenvolvimento de nova tecnologia para produção sustentável de hidrogênio.

BOLETIM JUNHO/2022

1 de junho de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Confirmando previsões, as principais hidrelétricas do país estão com um nível bastante seguro, permitindo que para o mês de junho a ANEEL decida por permanecer acionada a bandeira Verde, onde não há acréscimo no custo da energia. Estima-se que esta situação deva perdurar pelo menos até novembro.

CABO SUBMARINO
Na Inglaterra, uma parceria financeira e estratégica visa instalar cabos de energia submarinos para transportar energia renovável do Marrocos ao Reino Unido. Com o comprimento de 3.800 km, os cabos conectarão uma fazenda de energia renovável no Marrocos com o sudoeste da Inglaterra.
Serão fornecidos anualmente um total de 3,6 GWh de energia limpa.

ENERGIA SOLAR
A geração solar distribuída alcançou a marca de 1 milhão de sistemas no Brasil, que somam 10,6 GW de potência.
Se confirmada a projeção da Absolar, o Brasil iniciará 2023 com uma potência instalada de energia solar maior do que as usinas de Itaipu e Xingó somadas.

ENERGIA EÓLICA
Com a adição de 3,3 GW, a capacidade instalada de geração eólica no Brasil aumentou 17,7% nos últimos 12 meses, levando a fonte a totalizar 21,9 GW em usinas funcionando no País. Este resultado acompanha o boom da indústria eólica global, que em 2021 teve seu segundo melhor ano.

TREM A HIDROGÊNIO
Na Alemanha foi apresentado um trem movido a hidrogênio, acoplado a um reboque móvel de armazenamento do combustível. A nova infraestrutura é destinada a substituir os trens a diesel. Com um comboio de dois vagões, o trem tem um alcance de até 800 quilômetros.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A entrada de novas fontes na matriz elétrica tem aumentado a demanda mundial por sistemas de armazenamento em baterias.
Em 2019, o mundo somava 10,7 GW de capacidade de armazenamento instalada, mas com a expansão das fontes renováveis intermitentes (solar e eólica), a expectativa é que esse mercado tenha um crescimento exponencial nos próximos anos.


BOLETIM MAIO/2022

2 de maio de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
As chuvas ocorridas nos últimos meses foram suficientes para recuperar o nível das principais hidrelétricas do país.
Com isto, a partir de 16 de abril está em vigor a bandeira verde, onde não há cobrança de sobretaxa na conta de energia elétrica. A estimativa é que o adicional não deverá ser cobrado até o final do ano.

RECARGA DE BATERIAS
A rede Carrefour começou a montar uma infraestrutura de carregamento de baterias automotivas. Inicialmente serão 40 pontos de recarga, sendo que 5 deles já estão em funcionamento, todos na cidade de São Paulo.
A Volvo já instalou mais de mil tomadas em shoppings, concessionárias e mercados Brasil afora.
Ao longo dos próximos 36 meses, a Indigo instalará 350 pontos de recarga para VEs em seus estacionamentos.

ENERGIA EÓLICA
Dados do Global Wind Energy Council (GWEC) mostram que 2021 foi o segundo melhor ano da história para a fonte, e que o Brasil foi o terceiro país que mais instalou aerogeradores naquele ano.

BARCOS ELETRIFICADOS
Em parceira com a startup Espadarte Group, a WEG apresentou plano para fornecer o power train (trem de força formado por motor e acionamento eletrônico) desse tipo de propulsão para embarcações. A produção do primeiro barco, terá início em janeiro de 2023 na fábrica da Espadarte no Paraná.

ENERGIA SOLAR
O Brasil superou 15 GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. Durante o ano de 2021 foram adicionados 5,7 GW de capacidade, garantindo a quarta colocação entre os países que mais cresceram. Com isto a geração de energia solar no país ultrapassou em potência uma capacidade instalada equivalente à usina hidrelétrica de Itaipu.

PADRONIZAÇÃO DE TOMADAS
A pedido da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o INMETRO montou um grupo de trabalho que visa padronizar as tomadas para abastecimento de veículos elétricos no Brasil.
Com isto, todos os carros elétricos deverão ser providos de conectores padronizados.

BOLETIM ABRIL/2022

1 de abril de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
O nível dos reservatórios das hidrelétricas continua melhorando. No entanto, de acordo com a Medida Provisória 1055 de setembro/2021, até o mês de abril ainda vigorará a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.

MOTO ELÉTRICA
A Multilaser comprou a startup Watts Mobilidade Elétrica, montadora de veículos de duas rodas movidos a energia elétrica. A aquisição faz da Multilaser a primeira montadora de veículos 100% elétricos na Zona Franca de Manaus.

ENERGIA NUCLEAR
Devido às incertezas no fornecimento de petróleo e gás natural, a Bélgica decidiu permitir que duas usinas nucleares que seriam desativadas até 2023 continuem operando até 2035.
No Brasil, o prazo para conclusão da usina nuclear de Angra 3 foi mais uma vez adiado, estimando-se agora que o empreendimento seja entregue em novembro de 2027.

AEROGERADOR BRASILEIRO
No parque experimental da Engie em Tubarão (SC), entrou em operação comercial o primeiro aerogerador 100% brasileiro. A turbina de 4,2 MW foi projetada e fabricada pela Weg em sua planta de Jaraguá do Sul (SC), enquanto que as pás eólicas foram fabricadas pela Aeris Energy em Caucaia (CE).

RECICLAGEM DE BATERIAS
Uma parceria entre a Tupy, BMW Group Brasil e SENAI Paraná, pesquisa a reciclagem de baterias por processo mais sustentável do que o tradicional, utilizado atualmente. O objetivo abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas.

NORDESTE EXPORTADOR
As fontes eólicas e solar do Nordeste somaram 45% na matriz de geração elétrica da região, transformando a mesma de importadora para exportadora de energia elétrica.
A nova configuração da geração no Brasil modificou os intercâmbios entre estados e regiões, proporcionando maior diversidade de soluções no suprimento de energia.

BOLETIM MARÇO/2022

1 de março de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Apesar da melhora no nível das principais hidrelétricas, para o mês de março a ANEEL decidiu manter a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.

SALÃO DA MOBILIDADE
No dia 28 de maio será comemorado o Dia da Mobilidade Elétrica, que figura entre os principais eventos relacionados aos carros elétricos e mobilidade elétrica no Brasil.
Já o Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano, será realizado de 1º a 3 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo.

HIDROGÊNIO VERDE
O grupo Thyssenkrupp está trazendo para o Brasil uma divisão que vai focar em projetos industriais nas áreas química, amônia e hidrogênio verdes. O grupo é líder mundial em eletrolisadores para cloro-soda, base da tecnologia do hidrogênio verde. Já há tratativas com várias empresas que têm projeto de instalação de unidade de produção de hidrogênio ou amônia verdes.

SOLAR TÉRMICA
A energia solar térmica vem crescendo no Brasil. Nos últimos dois anos, o aumento de Sistemas de Aquecimento Solar (SAS) no país foi da ordem de 25%. O retorno com a instalação dos SAS se dá em cerca de dois anos, bem mais rápido do que o da energia solar fotovoltaica, sendo a vida útil dos equipamentos entre 25 e 30 anos.

BATERIA DE GRAFENO
O grafeno começa a ser utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos, principalmente por permitir que a carga vá de 0 a 80% em apenas 8 minutos. Quando comparado com o cobre, o grafeno é melhor condutor de eletricidade e também mais leve.

ANTENA EÓLICA
Em Pipa, no Rio Grande do Norte, a operadora de telefonia TIM, ativou a primeira antena alimentada por energia eólica. Do ponto de vista técnico, existe uma diferença em relação às torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante um movimento mais silencioso e eficiente, além causar menor impacto visual.

BOLETIM FEVEREIRO/2022

7 de fevereiro de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Para o mês de março a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.

ELÉTRICOS x DIESEL
Pela primeira vez na história, em dezembro de 2021 foram vendidos na Europa mais carros elétricos do que carros movidos a diesel. Naquele mês os elétricos representaram 20% do total vendido, enquanto os a diesel foram 19%. Em 18 países do continente foram vendidos 176 mil veículos elétricos, enquanto os carros a diesel totalizaram 160 mil.

NOVIDADES EM BATERIAS
Uma nova bateria instalada em um Tesla Model S alimentou o carro por 1.210 km a uma velocidade média de 88 km/h.
A Toyota projeta para daqui dois anos um modelo com bateria de estado sólido.
Na Inglaterra, entrou em operação uma super bateria de 32 MW, cuja finalidade é dar à rede suporte de tensão e frequência.
Estruturas de borracha formuladas em 3D estão tornando viáveis baterias de lítio com um desempenho muito maior.

HELIOTÉRMICA
Localizada em Porto Primavera (SP), entrou em operação a primeira usina solar heliotérmica do país (0,5 MW). Espelhos parabólicos captam os raios solares e concentram a energia aquecendo uma caldeira que gera vapor, o qual faz movimentar uma turbina que produz eletricidade.

GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Representando mais de 8,6 GW de potência instalada, o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. As residências representam 76,6%, seguidas pelo comércio e serviços (13,4%), produtores rurais (7,6%), indústrias (2,1%), e poder público (0,3%).

HIDROGÊNIO VERDE
O hidrogênio é uma poderosa fonte de energia, sendo obtido por hidrólise da água, através de uma corrente elétrica.
A proposta é usar a energia eólica ou solar para a eletrólise, que por sua vez, vai produzir hidrogênio verde, este sim, armazenável. Por enquanto o processo ainda não é economicamente viável.

BOLETIM JANEIRO/2022

7 de fevereiro de 2022
BANDEIRA TARIFÁRIA
Para o mês de janeiro/22 Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) manteve a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos), exceto para consumidores com direito ao benefício da Tarifa Social.

NOVA RESOLUÇÃO
Entrou em vigor a Resolução Normativa 1000/2021 da ANEEL, que reúne em uma só norma o conteúdo dos regulamentos anteriores da Agência relacionados aos direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.
Ela substitui a antiga Resolução 414/2010, que era a referência quanto ao atendimento dos consumidores e também várias outras resoluções complementares.

NOVA BATERIA
Como alternativa às atuais baterias à base de íons de lítio, pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma bateria à base de sódio e enxofre.
A nova bateria permite um ciclo de vida mais longo, com desempenho estável.
Além disto, também deverá ser mais barata, pois o sódio pode ser extraído da água do mar.

HIDROGÊNIO VERDE
Foi inaugurada no lago da hidrelétrica de Itumbiara (divisa entre MG e GO) uma usina solar flutuante, cuja energia servirá para obtenção de hidrogênio, o qual será armazenado em forma de gás em tanques.
Posteriormente o gás será aproveitado na geração de eletricidade utilizando célula de combustível. O projeto faz parte de um estudo para o desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais.

ENERGIA EÓLICA
O Brasil ultrapassou 20 GW de capacidade instalada de energia eólica, com mais de 8.500 aerogeradores distribuídos em 726 parques eólicos. Com isto, já é o sétimo país no ranking mundial.
A energia eólica é a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no país, respondendo por cerca de 11 % do total.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
O Brasil está terminando o ano com um total de 706.802 sistemas de micro e minigeração distribuída conectados, totalizando 8.053 MW de potência instalada. A fonte solar fotovoltaica lidera o ranking, com 706.281 sistemas.

BOLETIM DEZEMBRO/2021

2 de dezembro de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
Apesar do início do período de chuvas nas regiões onde estão situadas as principais hidrelétricas, para o mês de dezembro ANEEL manteve a bandeira de Escassez Hídrica, exceto para consumidores com o benefício da Tarifa Social.

ÔNIBUS ELÉTRICO
Várias cidades estão em processo de testes para a adoção de ônibus elétrico para a circulação urbana.
O Rio de Janeiro está recebendo 4 veículos que serão utilizados em rotas turísticas, e encomendou mais 62 unidades.
Em São José dos Campos, 14 veículos elétricos deverão ser incorporados à frota.
Belo Horizonte e São Paulo também estão com veículos elétricos em fase de testes.

NOVOS MOTORES ELÉTRICOS
A Renault trabalha com nova tecnologia no projeto do trem de força a ser utilizado tanto em modelos híbridos como nos totalmente elétricos.
A Mercedes anuncia um novo carro conceito chamado Vision EQXX, que terá uma autonomia de mais de 1000 km. Como novidade, em ambos serão utilizados motores elétricos de fluxo axial.

ENERGIA NUCLEAR
Em todo o mundo, há hoje em funcionamento cerca de 440 reatores, respondendo por 10% da produção de energia no planeta. Outros 50 reatores estão em construção. No Brasil, dois reatores estão operacionais (Angra 1 e Angra 2), respondendo por 1,1% da matriz elétrica nacional. Um terceiro (Angra 3), tem previsão de conclusão em 2026.

ENERGIA EÓLICA
O Brasil superou a marca de 20 GW de capacidade instalada em geração eólica.
A título de comparação, estes 20 GW são equivalentes a toda a capacidade instalada em Portugal (proveniente de todas as fontes). Mais de 750 parques eólicos estão em operação no território brasileiro, com mais de 10 mil torres eólicas.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
Em termos de potência instalada, a geração distribuída (micro e minigeração) é liderada por Minas Gerais (1.455 MW), seguido pelo Rio Grande do Sul (947 MW), São Paulo (934 MW), Mato Grosso (589 MW), e Goiás (414 MW). Existem hoje mais de 674.000 sistemas em operação, sendo a grande maioria da fonte solar fotovoltaica.

BOLETIM NOVEMBRO/2021

3 de novembro de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
Para o mês de novembro a ANEEL decidiu manter a bandeira de Escassez Hídrica, com o custo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos (mais impostos). No entanto, para os para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, será aplicada a bandeira amarela, com o custo de R$ 1,87 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

CARRO A HIDROGÊNIO
A BMW apresentou no Salão de Munique o modelo iX5 movido a hidrogênio, cuja versão final estreará em 2022, porém com uma oferta limitada a pequenas frotas.
No entanto, a partir de 2025 mais modelos de série com tecnologia de células de combustível estão programados.

LOCADORAS DE VEÍCULOS
Mais 150 veículos elétricos Nissan Leaf passam a incorporar a frota da locadora Movida, que passou a contar com 220 unidades no país.
Para eletrificar sua frota de carros de aluguel, a Hertz encomendou 100 mil veículos Model 3 da Tesla, os quais estarão disponíveis nos principais mercados dos Estados Unidos e parte da Europa.

ENERGIA SOLAR
O Nordeste registrou no dia 27/10 um novo recorde de geração solar instantânea na região, atingindo às 13h58min a produção de 2.675 MW, o suficiente para abastecer 21,3% de toda região Nordeste naquele momento.
A energia solar representa 2,2% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue a 2,6% até o fim deste ano.

ITAIPU
Devido à seca histórica do rio Paraná, a hidrelétrica de Itaipu registra sua menor produção desde que a usina começou a operar a plena capacidade em 2005.
A produção de energia é impactada pelos afluentes acima na bacia do Paraná, regulada por cerca de 50 barragens, que devido à escassez de chuvas, enfrentam redução no nível de armazenamento.

NOVAS TURBINAS EÓLICAS
A GE Renewable Energy apresentou o protótipo Haliade-X GE com 14 MW de potência.
A Vestas anunciou a V236 com 15 MW, que será a mais alta e mais poderosa do mundo, instalada em uma torre a 280 metros acima do nível do solo.

BOLETIM OUTUBRO/2021

30 de setembro de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
Para o mês de outubro a ANEEL decidiu manter a bandeira vermelha (escassez hídrica), com o custo de R$ 14,20 a cada100 kWh consumidos (mais impostos).

VEÍCULOS ELÉTRICOS
A Stellantis (ex-Fiat Chrysler) anunciou que pretende lançar o primeiro Jeep totalmente elétrico em 2023. Anunciou também que oferecerá opções totalmente elétricas na maioria dos segmentos até 2025 e em todos os segmentos até 2030. A Selvagem, tradicional fabricante de Buggys instalada no nordeste, conta com a cooperação do SENAI-RN para o desenvolvimento e posterior
produção de Buggys elétricos a serem utilizados em passeios pelas dunas do nordeste.

ENERGIA EÓLICA
Há 15 anos atrás, era difícil imaginar que do total da energia consumida no Brasil, cerca de 14% é atualmente produzida por usinas eólicas, o que equivale ao consumo de praticamente toda a região Nordeste. Apesar do expressivo crescimento da geração solar nos últimos anos, esta fonte representa atualmente aproximadamente 2% da energia consumida no país.

HIDROGÊNIO VERDE
A EDP, empresa de distribuição de energia elétrica, apresentou um protótipo de usina de hidrogênio verde para ser instalada no complexo do Pecém, no Ceará. Será construída uma planta solar de 3 MW, que fornecerá energia a um eletrolisador, que irá produzir o hidrogênio. A usina tem previsão para iniciar a operação no final de 2022.

ENERGIA SOLAR
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a potência instalada de grandes usinas solares na matriz elétrica brasileira ultrapassou a de usinas termelétricas à carvão mineral. O país soma atualmente 3,8 giga watts (GW) em grandes usinas solares fotovoltaicas, enquanto que as movidas à carvão totalizam 3,6 GW.

TELHAS FOTOVOLTAICAS
A Eternit já esta comercializando sua telha fotovoltaica de concreto. A telha, que mede 36,5 cm por 47,5 cm, possui uma potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 kWh de energia, com vida útil estimada em 20 anos.

BOLETIM SETEMBRO/2021

3 de setembro de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
Conforme previsto, a ANEEL decidiu manter para o mês de setembro a bandeira vermelha (patamar 2), porém com valor aumentado para R$ 14,20 a cada 100 kWh (mais impostos). Esta bandeira deverá permanecer pelo menos até o final do ano.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
No Paraná, iniciaram os testes de rodagem do ônibus rodoviário 100% elétrico entre Curitiba e Ponta Grossa (118 km).
O veículo, que possui uma autonomia de 300 km, utiliza uma plataforma BYD e uma carroceria da Marcopolo e tem capacidade de 44 passageiros.
Em Santiago do Chile, entraram em operação os primeiros 50 taxis elétricos.
O programa prevê alcançar até o ano de 2040 transporte público 100% elétrico.

SOLAR FOTOVOLTAICA
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 10 GW de potência fotovoltaica instalados em mais de 700 mil unidades consumidoras. Destas instalações, 75 % são residências, seguidas pelo comércio e serviços com 16 %, rurais com 7 % e indústrias com 2 %.

HIDROGÊNIO VERDE
A tecnologia denominada “hidrogênio verde” consiste em usar a energia renovável, inclusive a hidrelétrica ou a obtida por biomassa, no processo de eletrólise que, por sua vez, vai produzir hidrogênio, combustível este que pode ser armazenado. Atualmente o hidrogênio verde ainda enfrenta gargalos em seu desenvolvimento, principalmente devido à sua baixa viabilidade econômica.

AQUECEDOR SOLAR
A Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol) está solicitando que o governo permita que os cidadãos possam usar seus fundos de garantia do tempo de serviço (FGTS) para investir na instalação de aquecedor solar de água de modo a reduzir o consumo de energia elétrica nas residências.

PLANO DE REDUÇÃO
Para evitar um colapso no fornecimento de energia, o governo lançou um plano de redução voluntária do consumo. A situação é preocupante, e a previsão é de poucas chuvas nos próximos meses. Se não houver redução do consumo, existe sério risco de escassez já em outubro ou novembro.

BOLETIM AGOSTO/2021

3 de agosto de 2021
BANDEIRA TARIFÁRIA
O agravamento da crise hídrica levou a ANEEL a manter para o mês de agosto a bandeira vermelha (patamar 2), mantendo o valor de R$ 9,492 a cada 100 kWh (mais impostos). Esta bandeira deverá permanecer até o final do ano, porém seu valor poderá sofrer novo aumento.

RODOVIA MAGNÉTICA
O estado de Indiana (EUA) está planejando uma estrada construída com cimento magnético. Os pesquisadores pretendem testar se o produto é capaz de carregar veículos elétricos em movimento, fornecendo mais de 200 kW de potência. O concreto com partículas magnéticas tem até 95% de eficiência de transferência de energia sem fio, é à prova de intempéries, tem alta condutividade térmica e está protegido contra vandalismo.

ENERGIA EÓLICA
O Brasil ultrapassou o Canadá e agora ocupa a oitava posição no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica. O país vem constantemente conquistando posições, pois em 2015 estava em décimo lugar, e desde então vem subindo uma posição por ano.

HIDROGÊNIO
O hidrogênio tem sido anunciado como o combustível do futuro e por isto tem sido visado por diferentes setores como uma solução para descarbonizar o ambiente. O hidrogênio já está sendo usado em transportes mais pesados, como ônibus e caminhões, onde é visto como uma alternativa aos derivados do petróleo. No entanto seu maior custo ainda continua RODOVIA MAGNÉTICA sendo um obstáculo à sua utilização.

ENERGIA NUCLEAR
Parada desde o dia 6 de junho para recarga de combustível e serviços de manutenção, a usina nuclear de Angra 2 foi novamente sincronizada ao sistema no dia 22 de julho. Paralelamente, a Eletronuclear assinou o contrato para a retomada das obras da usina Angra 3, cujo término está previsto para 2026.

ITAIPÚ
A crise hídrica fez a geração acumulada de energia da usina de Itaipu em 2021 ser a menor para o período nos últimos 27 anos. Em comparação ao ano passado, a produção até o momento está 12% menor. Com a pouca quantidade de água disponível, Itaipu já precisou desligar várias
de suas 20 turbinas.

BOLETIM JULHO/2021

1 de julho de 2021
BANDEIRA VERMELHA
A região onde se encontram as principais hidrelétricas do Brasil enfrenta séria estiagem, obrigando a utilização intensa de usinas térmicas. Devido a isto, para julho a ANEEL adotou a bandeira vermelha (patamar 2), cujo valor foi aumentado para R$ 9,492 a cada 100 kWh (mais impostos).

MOBILIDADE URBANA
Com a finalidade de desenvolver um mercado viável e atraente para as operações de mobilidade aérea urbana, a Eve Urban Air Mobility Solutions (subsidiária da Embraer) e a Halo (operadora de taxi aéreo nos EUA e no Reino Unido), estão desenvolvendo um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A parceria inclui um pedido de 200 unidades do veículo, com entregas previstas a partir de 2026.

TELHAS DE GRAFENO
A fabricante de telhas plásticas Telite passou a produzir telhas fotovoltaicas com nova tecnologia usando o grafeno.
A tecnologia aplicada na captação de energia solar permite que cada telha, cujas dimensões são de 1,90m x 1,10m, tenha capacidade para gerar 30 kWh por mês.

SALÃO DO CARRO ELÉTRICO
A 16º edição do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2021 na Praça Charles Miller, em São Paulo. O evento será realizado em local aberto, com o propósito de servir como ponto de encontro da indústria da mobilidade elétrica e soluções para cidades inteligentes. Serão três dias de atividades envolvendo empresas e usuários do setor de mobilidade elétrica.

SOLAR FOTOVOLTAICA
O Brasil atingiu a potência instalada de 6 gigawatts de energia solar fotovoltaica.
O País possui atualmente mais de 518 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Os estados líderes são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica no Brasil (14,3 gigawatts de potência instalada), responde por 11 % do total do país, o que mostra que esta matriz energética equivale à mesma capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, são 568 parques eólicos com mais de 7.000 aerogeradores operando em 12 estados.

BOLETIM JUNHO/2021

1 de junho de 2021
BANDEIRA VERMELHA
Como o nível das barragens das principais hidrelétricas permanece muito baixo e a previsão é de poucas chuvas, a ANEEL optou pela aplicação da bandeira vermelha (patamar 2) no mês de junho, representando um acréscimo de R$6,243 para cada 100 kWh (mais impostos).

HIDROGÊNIO
A Eletronuclear quer aproveitar o hidrogênio produzido no processo das usinas nucleares Angra 1 e 2 para entrar no mercado de hidrogênio combustível, o qual vem ganhando espaço em todo mundo. Para tanto, a estatal desenvolveu tecnologia para o sistema de resfriamento da usina, substituindo o cloro gasoso por um processo que utiliza água do mar e eletricidade, tendo como subproduto o hidrogênio.

CAPACIDADE INSTALADA
A geração de energia elétrica no Brasil atingiu 1.007 MW de capacidade instalada.
A fonte eólica foi a que apresentou crescimento mais acentuado, adicionando 218 MW apenas no mês de abril, o que representou 67 % da energia nova injetada no sistema naquele mês.

BATERIAS DE ESTADO SÓLIDO
Montadoras como a BMW, Ford e VW estão investindo em pesquisas para o desenvolvimento de baterias de estado sólido. Por possuírem uma densidade de energia mais alta do que as baterias de íons de lítio usadas atualmente, os veículos poderão atingir distâncias maiores e recarregar mais rapidamente. A meta é de carregamento de 80% em 15 minutos e manter mais de 80% de sua capacidade original após 800 ciclos de carga/descarga.

CARRO FORTE
Um carro forte da Protege transformado em elétrico iniciou testes em São Paulo. A empresa notou várias vantagens do carro movido a eletricidade, pois o custo de manutenção de um elétrico é metade em relação a um veículo a diesel, e a retirada do motor aumentou a área útil do veículo.

ENERGIA EÓLICA
O país líder mundial em geração de energia eólica é a China, que possui uma capacidade instalada de 221 GW.
Em segundo estão os Estados Unidos, com 96 GW. Em terceiro vem a Alemanha com 59 GW, em quarto a Índia, com 35 GW e em quinto a Espanha, com 23 GW. O Brasil ocupa o oitavo lugar, com 15 MW.

BOLETIM MAIO/2021

3 de maio de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Devido ao baixo nível dos reservatórios e ao término da estação chuvosa na região das maiores hidrelétricas do país, no mês de maio vigorará a bandeira vermelha (patamar 1), o que representa um adicional de R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

RECARGA DE VEÍCULOS
Já está em vigor na cidade de São Paulo uma lei que determina que todos os prédios em construção deverão disponibilizar estações de carregamento para veículos elétricos. A nova regra vale tanto para prédios comerciais quanto residenciais registrados na prefeitura a partir de abril. A medição do consumo deve ser individualizada, e a cobrança pode ficar à cargo de quem fornecer o serviço, ou então do próprio condomínio.

ÔNIBUS SOLAR
O ônibus solar da WEG, em parceria com a UFSC, já percorreu mais de 100 mil quilômetros sem utilizar nenhum combustível. Também chamado de eBus, está em operação desde 2017, realizando um percurso de cerca de 50km, já tendo transportado mais de 30 mil passageiros.

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
A Stellantis apresentou um sistema com célula de combustível de hidrogênio de potência média. A arquitetura usa uma pilha de células combustíveis de hidrogênio de 45 kW, com um tanque de 4,4 kg de hidrogênio, combinado com um armazenamento de bateria de 10,5 kWh. As células de combustível fornecem uma energia relativamente plana, enquanto que a bateria fica com a tarefa de aceleração/desaceleração.

CAMINHÃO ELÉTRICO
A Volkswagen deu início à produção em série do seu primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil. Produzido em Resende (RJ), o novo caminhão pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros com uma carga de bateria.

RECORDES NO NORDESTE
No inicio de abril o Nordeste registrou múltiplos recordes de geração eólica e solar fotovoltaica. No dia 07/04, alcançou marca inédita em geração de energia solar, produzindo 623 MW médios. No dia 08/04, a geração eólica atingiu 9.257 MW médios, representando 80,9% do consumo elétrico da região.

BOLETIM ABRIL/2021

1 de abril de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Durante março, as chuvas na região onde estão localizadas as principais hidrelétricas ficaram abaixo do esperado e a previsão para abril aponta um quadro semelhante. Devido a isto, no mês de abril continuará vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

BATERIA DE GRAFENO
O grupo chinês GAC apresentou o primeiro carro a usar uma bateria de grafeno, um material melhor condutor de eletricidade do que o cobre, 200 vezes mais resistente que o aço e 6 vezes mais leve, e com grandes qualidades em termos de armazenamento de energia. A nova bateria pode usar um carregador de alta potência, podendo carregar a um nível de 80% em apenas 8 minutos. O principal problema ainda é o elevado custo.

ENERGIA DO LIXO
A geração de energia elétrica por usinas térmicas a partir da matéria orgânica de aterros sanitários no Brasil cresceu 7,7% em 2020, chegando a 110,2 MW médios, o que significa um avanço de 162% nos últimos cinco anos. O Brasil possui 18 usinas, sendo seis em São Paulo.

ENERGIA EÓLICA
Com participação de 25,6%, a energia eólica na Alemanha substituiu em 2020 o carvão como principal fonte geradora.
Lá, as fontes renováveis como um todo atingiram um novo recorde, passando de 42,3% em 2019 para 47,0% em 2020.

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
A Nissan é pioneira no desenvolvimento de um protótipo movido pelo sistema SOFC (célula de combustível de óxido sólido), que funciona a partir da energia elétrica gerada pela utilização do etanol. Esse sistema dá aos veículos uma autonomia acima dos 600 km com apenas 30 litros de etanol. O Brasil tem o pioneirismo com programas energéticos que incentivam o uso do etanol e por isso é uma peça-chave neste tipo de estudo.

ENERGIA NUCLEAR
Foi publicado pela Eletronuclear o edital para contratação da empresa que vai retomar a obra civil e parte da montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 3. A licitação deverá ocorrer no segundo semestre de 2022, estando previsto que a usina deva estar pronta em novembro de 2026. O empreendimento está com as obras paralisadas desde 2015.

BOLETIM MARÇO/2021

1 de março de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
As barragens das principais hidrelétricas situadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste encontram-se no menor nível dos últimos 5 anos. Devido a este cenário, para o mês de marco permanecerá vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional para R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

CÉLULA COMBUSTÍVEL
A Nissan está trabalhando num projeto de veículo elétrico com célula de combustível. A diferença é que usa etanol em vez do tradicional hidrogênio líquido. O benefício desse tipo de veículo é que dispensa o grande conjunto de baterias, pois a eletricidade é gerada por uma reação química no próprio veículo, eliminando-se a longa demora da recarga.
A Volkswagen também está trabalhando em um projeto similar.

ELETROPOSTOS
A Volvo informou que está se unindo ao projeto Ecovaga para a instalação de 250 eletropostos no Brasil até o fim do primeiro trimestre. A iniciativa, em conjunto com a rede de estacionamentos Estapar, atinge as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal.

GERAÇÃO DISTRIBUIDA
O Brasil já possui mais de 500 mil unidades consumidoras de energia solar distribuída (GD). Desse total, 74 % estão instaladas em residências, enquanto que o comércio responde por 17 %, seguido pelo setor rural (7 %) e pela indústria (2 %).

TORRE EÓLICA
Com 170 metros de altura, está em fase final de implantação na China a torre eólica mais alta já construída no mundo, sem estruturas de apoio auxiliares. Utiliza a tecnologia telescópica autoelevatória, que tem como principal vantagem evitar a necessidade de meios de elevação importantes, como grandes guindastes, que deixam de ser necessários tanto para a instalação da torre quanto para a elevação da própria turbina completa.

ENERGIA NUCLEAR
A central nuclear de Angra 2 completou 20 anos de operação, apresentando uma geração total de mais de 200 milhões de MWh acumulados, alcançando fatores de 80,18% de disponibilidade e 79,44% de capacidade. Isto atesta que as práticas operacionais e de manutenção da usina estão em conformidade com os padrões da indústria nuclear.

BOLETIM FEVEREIRO/2021

1 de fevereiro de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Desde dezembro a ANEEL voltou a aplicar o sistema de bandeiras tarifarias, cujo valor varia de acordo com a disponibilidade de energia hidrelétrica (mais barata) no país.
Para o mês de fevereiro estará vigorando a bandeira amarela, o que representa um adicional para R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos (mais impostos).

CAMINHÃO ELÉTRICO
A Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) e a Agrale, empresas brasileiras que produzem motores e também caminhões leves, se uniram para produzir caminhões elétricos. Os veículos serão equipados com motores de alta performance importados da Danfoss Editron e baterias modulares da Octillion Power Systems. A Ambev fechou uma parceria para a compra de mil vans e caminhões elétricos da FNM.
A fabricante de bebidas já tinha um acordo de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os dois projetos estabelecem o fim de 2023 como prazo de entrega de todos os veículos.
A PepsiCo recebeu dez unidades do modelo elétrico da JAC Motors Brasil, e vai testá-los em suas entregas na capital paulista. A companhia estuda substituir toda a sua frota de caminhões leves por veículos elétricos.

NORUEGA
A Noruega se tornou em 2020 o primeiro país do mundo em que os carros elétricos representaram mais de 50% dos novos emplacamentos em 12 meses. Neste período, os veículos elétricos tiveram uma cota de mercado de 54,3%, contra 42,4% em 2019.

NOVA BATERIA
A Toyota pretende lançar um veículo elétrico dotado de bateria sólida. Uma das vantagens da nova tecnologia é a recarga completa em apenas 10 minutos. Dentre as vantagens em relação aos íons de lítio, ela tem maior densidade energética, que serve para acumular mais energia dentro de um menor espaço. Além disso, são mais leves e conseguem prover grandes quantidades de corrente por períodos maiores, sem superaquecimento.

TELHA SOLAR
A Eternit acaba de instalar as primeiras telhas fotovoltaicas de concreto em residências no interior paulista. As telhas fotovoltaicas de concreto estão sendo produzidas pela Tégula Solar, empresa que pertence ao grupo Eternit, em uma fábrica dedicada à tecnologia fotovoltaica instalada em Atibaia/SP.

BOLETIM JANEIRO/2021

1 de janeiro de 2021
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Em dezembro a ANEEL decidiu reativar o sistema de bandeiras, com a cobrança de um adicional de R$ 6,243 a cada 100 kWh consumidos (bandeira vermelha, no seu patamar 2).
Para o mês de janeiro/21 irá vigorar a bandeira amarela, que representa a redução do adicional para R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos.

ÔNIBUS ELÉTRICO
O número de ônibus elétricos em circulação permanece crescendo.
No segmento rodoviário, no Espirito Santo e no Rio Grande do Sul já entraram em operação veículos 100% elétricos.
A cidade de São Paulo, que possui a maior frota do país, possui 18 ônibus elétricos. No entanto, isso ainda é pouco comparado ao grande plano para o transporte público de Moscou, cuja frota já é de 500 veículos.
A cidade de Salvador (BA) recebeu dois ônibus 100% elétricos que fazem parte de um lote de cinco modelos encomendados.
Na América Latina, em toda região são encontrados 1.962 ônibus elétricos em circulação. Santiago, capital do Chile, tem a maior frota da América Latina, com 776 ônibus elétricos.
Capitais europeias também contam com expressivo número de ônibus elétricos (500 em Moscou, 300 em Londres, 259 em Paris, 200 em Berlim e 164 em Amsterdã).

RECARGA ELÉTRICA
Ainda neste ano de 2021 a Neoenergia instalará no Nordeste um corredor de recarga rápida para veículos elétricos, interligando 7 capitais. O projeto prevê 18 eletropostos em um corredor verde de 1,1 mil km ligando Salvador a Natal, passando por Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.

HIDROGÊNIO VERDE
A fabricante de turbinas eólicas Siemens Gamesa anunciou que está implantando em Brande, na Dinamarca, o primeiro projeto piloto do mundo de geração de hidrogênio verde a partir da energia gerada diretamente pela conexão de uma turbina eólica de 3 MW com um eletrolisador de 400 kW. A expectativa é a de que no primeiro trimestre de 2021 a planta comece a gerar hidrogênio verde suficiente para abastecer de 50 a 70 táxis.

BELO MONTE
A hidrelétrica de Belo Monte, maior usina 100% brasileira, em operação no rio Xingu, no Pará, corre o risco de se inviabilizar financeiramente. Por causa de atrasos em obras de transmissão de energia que deveriam estar prontas em 2017, sua geração tem sido impedida de ser entregue na quantidade prevista.

BOLETIM DEZEMBRO/2020

1 de dezembro de 2020
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
A geração distribuída de energia renovável atingiu 4 GW de potência instalada no Brasil. O ano de 2020 começou com 2 GW e a marca foi dobrada antes do ano acabar. Cada vez mais consumidores estão investindo em geração própria de energia utilizando fontes renováveis como a solar fotovoltaica, o biogás e a biomassa.

CONSUMIDOR LIVRE
O número de agentes continua crescendo no mercado livre de energia elétrica, que encerrou o mês de outubro com 8.378 participantes. O volume é quase 22% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Gradualmente estão sendo flexibilizado os requisitos de contratação para os consumidores que pretendem atuar no mercado livre. Atualmente, o limite para consumidor ¨especial” está fixado na faixa de 0,5 MW a 2 MW, enquanto que o consumidor “livre” deve apresentar demanda igual ou superior a 2 MW. Os consumidores “especiais” só podem contratar energia incentivada, ou seja, produzidas por usinas eólicas, solares, térmicas a biomassa ou PCH.
A partir de 2021, todo consumidor com demanda igual ou superior a 1,5 MW será caracterizado como “livre”.

ELÉTRICOS x DIESEL
Uma análise de 27 mercados automotivos na Europa mostra que o total de veículos elétricos vendidos em setembro foi superior ao total de vendas registradas de carros a diesel. Esta é a primeira vez na história moderna que veículos movidos a energias alternativas superam em vendas veículos movidos a combustão.

NOVA TURBINA EÓLICA
Uma empresa sul-coreana criou um novo conceito com uma torre de turbina eólica de eixo vertical projetada para ambientes urbanos. A torre circular pode ter até 12 andares, cada um contendo um comando central, permitindo uma produção de energia muito maior por unidade de área do que seria possível com uma única turbina convencional.

AVIÃO ELÉTRICO
A Embraer, em parceria com a fabricante de motores WEG, se prepara para realizar o primeiro voo de uma aeronave nacional com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Para os ensaios está sendo utilizado como plataforma um avião monomotor de pequeno porte (EMB-203 Ipanema) devidamente adaptado.

BOLETIM NOVEMBRO/2020

1 de novembro de 2020
ENERGIA NUCLEAR
Pesquisadores do MIT e a Commwealth Fusion Systems estão iniciando a construção de um reator para fusão nuclear (que não gera lixo tóxico), que deverá levar de três a quatro anos até ser concluído.
Se os testes forem bem-sucedidos, a geração de energia elétrica a partir da fusão nuclear poderá ser utilizada já na próxima década.

HIDROGÊNIO
A Siemens Smart e a WUN H2 GmbH assinaram um contrato para construir na Alemanha uma das maiores instalações de produção de hidrogênio do mundo.
Com uma potência de 6 MW na fase inicial de desenvolvimento, a instalação utilizará exclusivamente fonte renovável de energia, sendo livre de CO2.
Nesta primeira fase terá capacidade para produzir mais de 900 toneladas de hidrogênio por ano. Quando totalmente expandida, terá capacidade para fornecer até 2000 toneladas. A inauguração está prevista para o final deste ano e o comissionamento no final de 2021.
A empresa está desenvolvendo também projetos de transporte ferroviário com trens movidos a hidrogênio, contribuindo para a descarbonização do setor.

PERÍODO DE FATURAMENTO
Por determinação da ANEEL, a partir de janeiro de 2021 o período abrangido por cada fatura de energia dos consumidores do Grupo A (aqueles que possuem transformador próprio) coincidirá com o mês civil. Para permitir a adaptação ao novo calendário de leituras, as faturas de novembro e dezembro poderão abranger períodos que variam entre 15 e 47 dias

CORREDOR ELÉTRICO
Está em fase de implantação uma rede de pontos de recarga para veículos elétricos nos locais mais remotos da América Latina, abrangendo 11 países na costa oeste das Américas e ao longo de toda Cordilheira dos Andes. Para tanto, a rede contará com cerca de 200 pontos de recarga estrategicamente distribuídos.

RECARGA RÁPIDA
Em Caraguatatuba (SP) foi inaugurado o primeiro eletroposto de carregamento ultrarrápido. Outros dez eletropostos serão instalados até o fim deste ano e mais 20 até o final de 2022. Cada posto terá 3 carregadores, sendo capazes de oferecer abastecimento rápido (15 minutos) ou semirrápido (2 horas).

BOLETIM OUTUBRO/2020

1 de outubro de 2020
ENERGIA NUCLEAR
Ao investir em uma nova planta de energia alimentada por urânio enriquecido, o Brasil segue o caminho de 19 países que, neste momento, têm projetos de reatores nucleares em construção. Há hoje 53 projetos de usinas em andamento em todo o mundo, sendo que 33 delas no continente asiático. A China, com dez plantas em construção, e a Índia, com outras sete usinas, lideram o ranking.

HIDROGÊNIO
A Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogênio, e espera colocar em serviço uma aeronave comercial de emissão zero em 2035.
A empresa estuda três conceitos de aeronaves, todas movidas a hidrogênio e nomeadas "ZEROe" (zero emissões).
No Brasil, alunos de engenharia e ciência da computação do Centro Universitário FEI, projetaram o carro GF-01, movido a hidrogênio. Eles vão participar da SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, cujo objetivo é transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras sobre as tecnologias do hidrogênio. A equipe da FEI terminou as etapas virtuais do desafio em terceiro lugar e receberá uma célula a combustível para a construção do veículo.

FERNANDO DE NORONHA
A partir de 2022, a entrada de novos veículos na ilha de Fernando de Noronha será permitida apenas para modelos 100% elétricos. Até 2030 está prevista a retirada dos movidos a combustão que ainda estiverem circulando na ilha.
Será a primeira região do país a banir carros movidos a combustão e a oferecer postos de recarga com energia solar.

CARRO DE RALLY ELÉTRICO
Embora ainda sem pilotar, o hexacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton apresentou sua equipe para participar da Extreme E, novo campeonato mundial de rally, a ser disputado por carros movidos a eletricidade. A categoria terá a primeira temporada em 2021, com direito a uma etapa na Amazônia. Além do Brasil, o campeonato terá também etapas no Senegal, Arábia Saudita e Groenlândia.

GERAÇÃO SOLAR
O Brasil ultrapassou a marca de 300 mil conexões de geração distribuída solar fotovoltaica. Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,5% do total.

BOLETIM SETEMBRO/2020

1 de setembro de 2020
ENERGIA NUCLEAR
Utilizando o tradicional método de fissão nuclear, embora rico em petróleo, os Emirados Árabes Unidos iniciaram as operações da primeira usina nuclear do mundo árabe.
Por outro lado, a França iniciou a construção de uma usina experimental que utiliza o método de fusão nuclear, técnica que não produz resíduo radioativo.
No entanto, este método ainda não é economicamente viável.

AVIÃO ELÉTRICO
O primeiro avião elétrico certificado do mundo, fabricado pela empresa eslovena Pipistrel, efetuou o primeiro voo de teste em Friburgo, na Suíça. O aparelho tem uma capacidade de carga de 172 quilos, autonomia de 50 minutos de voo, e possibilidade de alcançar uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora.

CAMINHÃO ELÉTRICO
O caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen superou a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes com a Ambev em São Paulo. A Ambev é a primeira empresa a testar este caminhão elétrico, cujo início de produção está previsto para 2021 em Resende (RJ).

PAGAMENTO DA CONTA DE LUZ
A ANEEL assinou um acordo de cooperação técnica com o Banco Central para possibilitar a utilização da ferramenta PIX no pagamento das faturas de energia elétrica. O PIX é um sistema que permite pagamentos e transferências instantâneos que vai permitir transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, todos os dias da semana.

CARRO DE CORRIDA ELÉTRICO
O protótipo de carro elétrico de corrida da Ampera Racing, equipe formada por estudantes do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina é finalista da Formula Student Online, competição internacional que ocorre na Hungria. O protótipo foi classificado entre os três finalistas na categoria Engineering Design, disputando o primeiro lugar com as equipes da Universidade Aachen e da Universidade de Munique ambas da Alemanha.

ÔNIBUS ELÉTRICO
Brasília passa a contar com seis ônibus elétricos em operação. O veículo pode atingir ate 250 km de autonomia, e a recarga total dura cerca de quatro horas.

BOLETIM AGOSTO/2020

1 de agosto de 2020
ENERGIA SOLAR
A geração de energia solar não para de crescer no Brasil. Segundo dados da ANEEL, já são 255 mil usinas, que totalizam 3 GW de potência.
Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,4% do total, seguido pelos consumidores do setor de comércio e serviços.

NOVA BATERIA
A empresa de pesquisa holandesa LeydenJar Technologies desenvolveu um novo ânodo 100% de silício para baterias de íons de lítio. Essa inovação oferece como principal benefício, baterias com uma densidade de energia 70% maior do que as atuais. A nova tecnologia não aumenta os custos de produção e por este motivo terá impacto em vários setores, dentre eles o de veículos elétricos.

USINA NUCLEAR DESATIVADA
A França iniciou a desativação de sua mais antiga usina nuclear, localizada em Fessenheim. A evacuação do combustível usado ocorrerá até o verão de 2023, mas o desmantelamento total deverá demorar até 2040.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A ANEEL vai contratar empresa para realização da pesquisa de âmbito nacional sobre a satisfação do consumidor residencial. O objetivo é fornecer dados para o cálculo do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) que a ANEEL divulga anualmente.

TARIFA BRANCA
Apesar dos impactos da pandemia, a opção de clientes de baixa tensão pela Tarifa Branca teve mais de 48 mil adesões, das quais 15.628 neste primeiro semestre. Lembramos que nesta modalidade o valor da tarifa de energia varia em função da hora do dia, o que torna necessária uma análise de cada caso para averiguar sua conveniência.

AR CONDICIONADO
O Inmetro publicou uma portaria com aperfeiçoamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para aparelhos de ar-condicionado. As mudanças tornarão mais rigorosos os critérios para classificar como “A” aqueles equipamentos que têm o menor consumo de energia elétrica, evidenciando a economia dos aparelhos com compressor de velocidade variável.

BOLETIM JULHO/2020

1 de julho de 2020
NOVA PLACA SOLAR
Uma equipe da Universidade Nacional de Singapura desenvolveu um novo tipo de célula solar que usa o contraste de sombra e luz para gerar eletricidade.
Para isso, foi depositada uma camada superfina de ouro sobre o silício, semicondutor que já usado atualmente.
A luz que incide no silício energiza seus elétrons, enquanto a camada de ouro produz uma corrente elétrica quando parte do dispositivo está na sombra, pois excitados pela luz do sol, os elétrons migram do silício para o ouro.

HIDROGÊNIO
A Alemanha tem o compromisso de se tornar um país neutro em carbono até 2050. O exemplo mais evidente é a aposta no hidrogênio onde investirá nove bilhões de euros para estimular o novo combustível em sua matriz energética.

USINA DESATIVADA
Construída em 1895, a antiga hidrelétrica Comburataí (1,7 MW) no município de Rio Claro (SP), teve sua operação comercial suspensa pela ANEEL, que considerou que após 125 anos de funcionamento, a mesma perdeu sua condição operacional

CASA INTELIGENTE
O Centro de Pesquisas da Eletrobras (CEPEL) financiará quatro projetos de edificações dentro do seu programa NZEB (Nearly Zero Energy Bulding), que prevê alta eficiência energética com geração distribuída a partir de fontes renováveis associadas e um balanço anual energético próximo de zero.
A configuração deverá permitir a demonstração de conceitos e tecnologias comerciais de equipamentos nas áreas de eficiência energética e de geração distribuída, bem como de técnicas da arquitetura bioclimática.
Cada projeto receberá R$ 1milhão para a execução da iniciativa.

FONTES ALTERNATIVAS
A fonte solar fotovoltaica ultrapassou a soma das fontes nuclear e carvão mineral no Brasil. São mais de 5,76 GW de capacidade instalada solar, ante um total de 5,58 GW de termelétricas movidas a carvão mineral e nucleares somadas.
O Brasil atingiu a marca de 16 GW de capacidade instalada de energia eólica, com 637 parques eólicos. Com isso, a fonte representa 9,3% da capacidade instalada total do Brasil, atrás apenas das hidrelétricas, que somam 103 GW (59,6%).

BOLETIM JUNHO/2020

1 de junho de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Visando minimizar o impacto causado pela crise econômica, a ANEEL decidiu manter a bandeira verde ate o final do ano, ou seja, sem acréscimo na tarifa de consumo dos consumidores cativos. Isto foi possível porque, ocorreu redução do consumo, e o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas está satisfatório.

FONTES ALTERNATIVAS
As usinas eólicas verificaram aumento de cerca de 17% na geração de energia em abril, na comparação com o mesmo mês no ano passado. A fonte solar também apresentou avanço no período, de 41%, para 680 MW médios. A ampliação da capacidade instalada de ambas, explica o crescimento verificado.

ITAIPU
Ao completar 36 anos, a usina de Itaipu registrou o maior índice de eficiência em toda sua história de operação.
A marca de produtividade indica que a usina teve quase zero de perdas, aproveitando praticamente toda a água que chegou ao reservatório para a produção de energia elétrica.

RANKING DE QUALIDADE
A ANEEL realizou avaliação da qualidade das concessionárias de energia em 2019. Entre as empresas de grande porte, a melhor classificada foi a CPFL Santa Cruz (SP), seguida pela Equatorial Pará e Energisa Minas Gerais, empatadas em segundo lugar.
As que mais evoluíram foram a Coelba (BA) e a ENEL São Paulo.
As últimas colocadas foram a ENEL Rio, em 27º, ENEL Goiás, em 28º e CEEE-D, em 29º. As que mais regrediram foram a CPFL Piratininga, e a Enel Ceará.
No ranking das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram a Mux Energia (RS) em primeiro lugar e a Energisa Borborema (PB) em segundo.

NOVAS BATERIAS
A britânica Oxis Energy vai erguer em Juiz de Fora (MG), uma fabrica de baterias que utilizam a tecnologia de lítio-enxofre que, por serem mais leves que as de íons de lítio, trazem vantagens na aplicação em veículos.
A Samsung está desenvolvendo uma bateria de estado sólido, que não utiliza eletrólito líquido, o que significa que o tamanho pode ser reduzido pela metade.
Também Toyota, Honda e Nissan se uniram para desenvolver este tipo de bateria.

BOLETIM MAIO/2020

1 de maio de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Apesar da seca que atinge a região Sul, a ANEEL decidiu manter a bandeira verde durante o mês de maio, ou seja, sem acréscimo na tarifa de consumo dos consumidores cativos, pois as demais regiões apresentaram boa quantidade de chuvas, possibilitando a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

SOLAR FLUTUANTE
A CEMIG pretende construir duas usinas solares flutuantes no lago de acumulação da hidrelétrica de Três Marias (MG), sendo uma de 60 MW e outra de 210 MW.
Em agosto do ano passado a CHESF já havia inaugurado a primeira etapa de uma usina solar flutuante na superfície do lago da hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia.

HIDRELÉTRICA ANTIGA
A mais antiga hidrelétrica da América do Sul, construída em Juiz de Fora (MG), a usina de Marmelos foi desativada no inicio de abril, deixando de fornecer energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN). A usina perdeu sua condição operacional após um vazamento nos condutos forçados impedindo a operação das cinco turbinas.

QUARENTENA
A partir do início da adoção de medidas de isolamento social pelos estados brasileiros, verificou-se uma rápida redução da carga e também uma mudança no perfil, com aumento do consumo residencial e diminuição das demais classes, o que fez com que a demanda máxima do sistema fosse deslocada do período diurno para o noturno.

RECORDE SOLAR
No dia 3 de abril o Nordeste registrou novos recordes de geração solar fotovoltaica média e instantânea.
A geração foi de 523 MW médios, sendo que às 12:26hs a geração instantânea chegou a 1.544 MW, energia suficiente para abastecer 16% da carga da região.
O Nordeste tem mais da metade do total da capacidade solar instalada no país.

NOVA BATERIA
A Enervate desenvolveu uma nova bateria de íon-lítio com um ânodo de silício puro sem a utilização de grafite, que possibilita um carregamento extremamente rápido, atingindo 75% de sua capacidade em apenas cinco minutos.

BOLETIM ABRIL/2020

1 de abril de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Devido à boa ocorrência de chuvas nas bacias dos rios que abastecem as principais hidrelétricas do Brasil, aliada a perspectiva de redução do consumo durante a atual crise mundial, a ANEEL decidiu manter a bandeira verde durante o mês de abril, ou seja, sem acréscimo na tarifa de consumo dos consumidores cativos.

BELO MONTE
A ANEEL liberou a operação comercial da unidade geradora UG16 (611MW) da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará. Com isto, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira passa agora a operar com 10.010 MW de potência.
Quando completada, a usina contará com 11.200 MW de capacidade instalada.

NOVO APLICATIVO
Já está disponível na Play Store e na App Store a nova versão do aplicativo “ANEEL Consumidor”.
A nova versão dispõe de vídeos educativos produzidos pela agência, que tratam das medidas temporárias na distribuição de energia elétrica, em decorrência da pandemia da COVID-19.

PAGAMENTO POR QR CODE
A ANEEL e o Banco Central pretendem ainda neste ano incluir, junto com o código de barras que já existe na fatura, a possibilidade do pagamento da conta de energia por QR Code no celular ou computadores. A inclusão dessa novidade tecnológica permitira mais eficiência e redução de custos.

AEROGERADOR
Com destino a Boston (USA) foi embarcada no porto de Pecém (CE) a primeira unidade da maior pá eólica já produzida no hemisfério sul. Com 74 metros de comprimento, o embarque exigiu o envolvimento de diversos profissionais das equipes do fabricante, do transportador e do porto.

ENERGIA SOLAR
O uso da energia solar no Brasil está se transformando em realidade. Somente nos dois primeiros meses do ano, mais de 230 MW foram instalados em casas, fazendas e comércio. Pelas projeções do Instituto Acende Brasil, até dezembro o país terá uma geração solar instalada de 1.887 MW, o que é suficiente para atender 1,5 milhão de residências, ou 4 milhões de pessoas.

BOLETIM MARÇO/2020

2 de março de 2020
BANDEIRA TARIFÁRIA
Confirmando a expectativa de boa ocorrência de chuvas na região onde estão situadas as principais hidrelétricas, no mês de março a bandeira tarifária permanecerá verde, não ocorrendo cobrança adicional sobre a tarifa de energia.

JIRAU
A hidrelétrica de Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira, a 120 km de Porto Velho (RO) bateu em janeiro recorde de geração, contribuindo com 3.540 MW médios do total de 68.206 MW médios produzidos no Brasil. O resultado é o maior de sua história, e representa 5,2% de toda a energia do país no período.
A usina ocupa posição de destaque como a terceira maior geradora do país, atrás apenas de Itaipu Binacional (14.000 MW, sendo 7.000 MW da parte brasileira) e da hidrelétrica Belo Monte (11.200 MW).

ALUGUEL DE CARROS
Ainda no primeiro semestre a Unidas estará oferecendo modelos elétricos para terceirização de frotas de empresas. O modelo escolhido foi o furgão elétrico Renault Kangoo. A frota deve chegar a 100 unidades até o fim de 2020.

UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia dificilmente alcançará em 2020 as metas para participação de energias renováveis no seu consumo total, segundo avaliam os próprios especialistas europeus. A meta para 2020 para o setor de energia é de participação de 20% de renováveis (hidrelétrica, solar, eólica, etc). Para transportes a meta é de 10%.
Dados divulgados pela agência de estatística da União Europeia, mostram que em 2018 a participação de renováveis no consumo total de energia atingiu 18%, e no caso dos transportes, 8%.

ELETROPOSTOS
A Audi e a geradora de energia elétrica Engie anunciaram uma parceria para instalar 200 pontos de carregamento de carros elétricos em várias cidades do Brasil. A iniciativa faz parte da estratégia de lançamento no país do e-tron, o modelo 100% elétrico da Audi que começa a ser entregue no mercado brasileiro em abril. Hoje no país existem 344 pontos de recarga de várias marcas.
Em Santa Catarina, 23 novas estações de recarga de energia serão entregues até julho, juntando-se as sete já existentes que ligam Joinville a Florianópolis. Um novo plano prevê ligar a capital a Criciúma no sul e a Chapecó no oeste.

BOLETIM FEVEREIRO/2020

3 de fevereiro de 2020
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Devido à boa perspectiva de chuvas para a região onde estão situadas as principais hidrelétricas do país, para o mês de fevereiro a bandeira tarifária será verde. Com isto, não será cobrado nenhum adicional sobre a tarifa de energia.

ELETROPOSTOS
Cresce a instalação de eletropostos em diversas estradas do Sudeste e Sul do país. Uma das principais iniciativas envolve dez empresas do setor de energia e transportes, tais como a concessionária EDP, Audi, Porsche e Volkswagen, que realizarão os testes com seus veículos para homologação da infraestrutura, e entre as empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens, fornecedoras das soluções de carregamento. Além de São Paulo, também estão sendo instalados novos eletropostos no Espirito Santo e em Santa Catarina.

BELO MONTE
Entrou em operação a 18ª e última turbina da hidrelétrica de Belo Monte, a maior usina 100% brasileira. A partir de agora a usina passa a poder operar com capacidade total de 11.233 MW, sendo considerada a quarta maior do mundo.

ALEMANHA
A Alemanha fechou um acordo pelo qual pretende tornar-se o primeiro país industrializado a abandonar o uso da energia nuclear e do carvão, o que prevê o fechamento destas usinas até 2038. Para garantir o cumprimento da meta de redução das emissões de carbono, a saída será acompanhada de fortes investimentos em energia renovável.

RANKING SOLAR
Foi divulgado um ranking com as cidades mais competitivas para se investir em geração solar distribuída. Teresina, no Piauí, assumiu o posto de capital brasileira com a taxa de retorno mais atrativa para projetos residencias de energia solar, onde um investimento se paga em apenas 2,85 anos. Completam o top 10 as cidades de Belém (2,92 anos), Rio de Janeiro (2,93 anos), Manaus (3,04 anos), João Pessoa (3,10 anos), São Luiz (3,17 anos), Goiânia (3,17), Maceió (3,23 anos), Cuiabá (3,29 anos) e Vitória (3,36 anos).

NUCLEAR
Usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 tiveram em 2019 o melhor ano de sua história, atingindo a produção total de 16.128.826 MWh de energia elétrica.

BOLETIM JANEIRO/2020

2 de janeiro de 2020
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Para o mês de janeiro a bandeira tarifária cobrada dos consumidores no mercado cativo permanecerá sendo a amarela. Sendo assim, continuará sendo cobrado o adicional de R$ 1,343 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

TARIFA BRANCA
Implantada a partir de 2018, apenas para consumidores de baixa tensão com consumo médio acima de 500 kWh mensais, a tarifa branca desde primeiro de janeiro passou a ser opcional para os demais consumidores de baixa tensão em todo o Brasil.
Como ela prevê 3 patamares de preço da energia em função da hora do dia, esta opção somente deverá ser financeiramente interessante para consumidores que efetivamente tiverem condições de reduzir o consumo entre 17 e 22 horas, durante os dias de semana.

SOLAR FLUTUANTE
A represa Billings, situada na região metropolitana da São Paulo, receberá uma usina fotovoltaica flutuante. O projeto terá 100 kWp de capacidade e deve ocupar uma área de mil metros quadrados do reservatório.

PREÇO DAS BATERIAS
Relatório feito pela Bloomberg mostra que os preços das baterias caíram 87% desde 2010, quando custavam US$ 1.100 / kWh. Com o custo atual de US$ 156 / kWh, a previsão é de uma redução para menos de U$ 100 / kWh em 2024. Com este valor, a expectativa é de que os veículos elétricos serão vendidos por preços semelhantes aos de veículos com motores a combustão.

MEDIÇÃO DO CONSUMO
A ANEEL aprovou a norma que aprimora as condições para medição e leitura do consumo de energia. O novo regulamento busca atualizar as regras, onde se destacam as medidas que visam igualar os requisitos e regras de medição aplicáveis aos mercados livre e cativo, de modo a facilitar a migração do consumidor de um regime a outro. Uma delas é o faturamento dos consumidores de média e alta tensão (grupo A) considerando o mês civil, mesmo período já adotado para consumidores no mercado livre.

ITAIPU
A hidrelétrica de Itaipu encerrou o ano de 2019 alcançando um novo recorde ao atingir 97.53 % de disponibilidade ao longo do doze meses do ano.

BOLETIM NOVEMBRO/2019

2 de dezembro de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Para o mês de dezembro, a bandeira tarifária cobrada dos consumidores no mercado cativo será a amarela. Como em novembro estava em vigor a bandeira vermelha, o adicional para cada 100 kWh baixa de R$ 4,169 para R$ 1,343 (mais impostos).

BELO MONTE
A hidrelétrica de Belo Monte, situada em Vitória do Xingu, no Pará, recebeu autorização da ANEEL para operar comercialmente sua última turbina de 611,11 MW, passando operar com toda a potência instalada (11,2 mil MW), tornando-se assim a maior hidrelétrica totalmente brasileira.
Salientamos que Itaipu, embora seja maior do que Belo Monte, tem a metade de suas unidades pertencentes ao Paraguai.
Belo Monte, que opera com 24 unidades geradoras, coleciona polêmicas desde que foram feitos os primeiros estudos para sua construção.

ELETROPOSTOS
A Volvo do Brasil anunciou um plano ambicioso no qual vai promover a instalação de 500 pontos para recarga de modelos híbridos e elétricos plug-in no Brasil. A empresa já firmou parceiras com redes de shoppings, estacionamentos e sua própria rede de 36 concessionários.

MAIOR BATERIA DO MUNDO
A empresa francesa de fontes de energia renováveis Neoen informou que contratou a Tesla para aumentar para 150 MW a capacidade de sua usina Hornsdale Power Reserve na Austrália. A instalação vai ser a primeira bateria de grande escala para manter a estabilidade da rede no sistema nacional de eletricidade da Austrália.

ÁRVORE SOLAR
A Árvore Solar Sustentável desenvolvida no Rio de Janeiro pela startup Fly To The Sun foi selecionada como um dos melhores projetos colaborativos sustentáveis no mundo pelo prêmio asiático de inovação.
Capaz de gerar iluminação para espaços urbanos, a chamada Smart Station também provê energia para recarregar celulares, patinetes, bicicletas, além de rotear Wifi, estando apta também a interagir com o público por meio de um aplicativo.

PAINÉIS BIFACIAIS
A Enel Green Power inaugurou na Itália a linha de produção para painéis fotovoltaicos bifaciais com base na tecnologia de heterojunção (HJT), que combina silício amorfo e cristalino. Segundo a empresa, os painéis bifaciais possuem uma eficiência 20 % superior e uma potência nominal de 400 W.

BOLETIM OUTUBRO/2019

1 de novembro de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Para o mês de novembro, a bandeira tarifária cobrada dos consumidores no mercado cativo será a vermelha patamar 1.
Como deixou de existir o arredondamento no valor das bandeiras, o adicional para cada 100 kWh consumidos será de R$ 4,169 (mais impostos).

EÓLICAS EM ALTO MAR
A Petrobras solicitou ao Ibama a licença prévia e a licença de instalação para a implementação de uma planta piloto de geração eólica offshore, a cerca de 20 km da costa de Guamaré, no Rio Grande do Norte.
Em Portugal, a primeira plataforma do projeto eólico offshore flutuante partiu com a turbina totalmente instalada em direção ao seu destino final a 20 km da costa de Viana do Castelo.
Nos próximos meses, serão adicionadas mais duas plataformas para completar o parque eólico português, com uma capacidade instalada total de 25 MW.

HORÁRIO DE VERÃO
A mudança de hábitos da população trouxe como consequência a alteração nos horários de pico do consumo de energia elétrica no país. Com isto, as vantagens energéticas obtidas como o horário de verão deixaram de justificar sua adoção.

NOVAS HIDRELÉTRICAS
A usina hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires, estado do Mato Grosso, já está operando comercialmente uma das suas duas turbinas. Em breve colocará em operação a segunda unidade que compõe seus 402 MW de potência instalada.
No rio Xingu, no Pará, a hidrelétrica de Belo Monte iniciou a operação comercial de seu 17º hidrogerador, com 611 MW de potência individual.

RECORDE DE GERAÇÃO
A geração eólica instantânea no Nordeste bateu novo recorde, ao atingir um pico de 9.749 MW, com fator de capacidade de 83%, O montante correspondeu a 89% de toda a carga da região naquele momento. Também a energia solar registrou o maior pico de geração de energia elétrica no Nordeste com 1.130 MW, configurando novo recorde histórico para a região, e que foi suficiente para suprir 10,3% de toda a demanda elétrica da região.

HIDROGÊNIO
A aposta em veículos com motores movidos a hidrogênio fez a Nissan acompanhar uma pesquisa da Unicamp que permite extrair a célula de hidrogênio do etanol, eliminando a necessidade do carro carregar um tanque de hidrogênio.





BOLETIM SETEMBRO/2019

1 de outubro de 2019
BANDEIRA TARIFÁRIA
A bandeira tarifária para o mês de outubro será a amarela. Desta maneira, o adicional cobrado nas faturas de energia dos consumidores no mercado cativo será reduzido de R$ 4,00 para R$ 1,50 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE
Desde 2006 quando obteve a primeira Certificação ISO 9001, emitida pela DNV, a SICLO vem sendo auditada periodicamente pela mesma entidade certificadora.
Neste mês de setembro mais uma vez fomos aprovados pela auditoria, de acordo com a última atualização da norma em sua versão 2015.

GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
A Forte Energy finalizou o primeiro lote de sua telha fotovoltaica Green Tile. Cada telha gera 15 Wp e tem eficiência de 16%. O início da comercialização ainda depende de o INMETRO liberar o código do produto, o que deve ocorrer em breve.
Já o Kromatix, vidro solar colorido destinado ao revestimento de fachadas e que possibilita a geração de energia fotovoltaica, já se encontra homologado junto ao INMETRO e ao Selo A PROCEL de eficiência energética, devendo iniciar a comercialização em dezembro.

ITAIPU
O mês de agosto entrou para a história como o mês mais eficiente da usina hidrelétrica de Itaipu. Foi o melhor mês de produtividade da usina binacional. Foram obtidos 1,1003 MWmed/m³/s ante 1,0997 MWmed/m³/s do mês anterior. O recorde ocorre em um cenário não muito favorável para a produção de energia, mas o aproveitamento da água tem sido praticamente total. Quanto mais energia se produz com a mesma água disponível, melhor a eficiência.

NOVAS HIDRELÉTRICAS
Foi liberada para operação comercial a unidade geradora 16 (611 MW), da hidrelétrica de Belo Monte. A usina está localizada no rio Xingu no Pará.
No Mato Grosso, foi liberada a unidade 2 (200 MW) da hidrelétrica de Sinop situada no rio Teles Pires.

ENERGIA GEOTÉRMICA
No Chile foi dado início a construção da terceira unidade geradora da usina geotérmica de Cerro Pabellon, adicionando 33 MW de capacidade.
A usina aproveita o calor das profundezas do solo para gerar energia. Espera-se que a nova unidade entre em operação no segundo semestre de 2020

BOLETIM AGOSTO/2019

2 de setembro de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
A previsão de poucas chuvas para as regiões onde estão as grandes hidrelétricas foi decisiva para a manutenção da bandeira vermelha (patamar 1) no mês de agosto, significando a cobrança de R$ 4,00 (mais impostos) para cada 100 kWh.

ENTENDA SUA CONTA DE LUZ
Está disponível a atualização do aplicativo “ANEEL consumidor” com um vídeo educativo denominado “entendendo sua conta de luz”.
A produção faz parte de uma série voltada para o esclarecimento sobre a tarifa de energia e dos custos descritos nas faturas apresentadas pelas distribuidoras.
Em uma linguagem simples e com ilustrações detalhadas, o vídeo explica passo a passo os principais campos exigidos pela ANEEL na conta de luz residencial.

ESCOLA FEMININA
A COELBA (BA) está lançando a primeira turma da Escola de Eletricistas voltada exclusivamente para o público feminino.
A iniciativa é inédita para a região Nordeste e está sendo promovida em parceria com o SENAI em Salvador e no interior do estado. Serão abertas um total de 100 vagas exclusivamente para mulheres.

TELHA SOLAR
A Eternit lançou uma nova telha com placa solar integrada. Ela é feita de concreto, com células de silício inseridas, sendo fornecidas em várias opções de cores.
Cada telha mede 365 mm x 475 mm, gerando 9,16 W. Isto significa uma geração média de 1,15 kWh/mês para cada telha.
A expectativa do fabricante é que o custo seja entre 10 % e 20 % menor do que a mesma capacidade de geração com painéis solares convencionais.

ELETRO DEPENDENTES
A partir do mês de setembro, um projeto piloto das CELESC (SC) fará a distribuição de placas solares para pessoas eletrodependentes (pacientes ligados a aparelhos 24h), e que portanto nunca podem ficar sem energia. Em Santa Catarina, cerca de 2.200 pessoas fazem parte do grupo de eletrodependentes.

OBRAS DE TRANSMISSÃO
Dos 423 projetos de transmissão em execução no país, 32.4% estão atrasados. Em contrapartida, 168 (39.7%) estão com andamento normal enquanto 116 (27.4%) se enquadram como adiantados. Dois projetos (0.5%) constam como situação “não informada” porque os responsáveis não atualizaram os dados.

BOLETIM JULHO/2019

1 de agosto de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
A previsão de poucas chuvas para as regiões onde estão as grandes hidrelétricas foi decisiva para a aplicação da bandeira vermelha (patamar 1) no mês de agosto, significando aumento de R$ 4,00 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

ASSISTENTE VIRTUAL
A ANEEL lançou um chatbot que permitirá o esclarecimento de dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Inicialmente serão atendidos assuntos sobre falta de energia e também sobre o acompanhamento de reclamações junto à ouvidoria. Nos próximos meses outras demandas também passarão a ser atendidas.
Para acessar, basta visitar o espaço do consumidor no portal da ANEEL.
www.aneel.gov.br/espaco-do-consumidor

ENERGIA NUCLEAR
O governo pretende concluir a usina de Angra 3 nos próximos 5 anos e também reformular a produção de combustível nuclear no país, com o objetivo de atender o mercado interno e ainda disputar o mercado internacional, pois o Brasil possui a sétima maior reserva de urânio do mundo, mas tem condições de se tornar uma das três principais reservas no futuro.

BELO MONTE
Até dezembro deverá estar instalada a 14ª e última turbina da usina de Belo Monte, localizada no rio Xingu, no Pará.
Contando com 8.788 MW de potência, passará a ser a maior hidrelétrica 100 % brasileira, superando Tucuruí (8.370 MW).
Para permitir o escoamento desta energia já está em condições de operação uma segunda linha de transmissão em corrente contínua (800 kV) com 2.539 km de extensão, ligando o Pará ao Rio de Janeiro.

NOVA TECNOLOGIA SOLAR
Está chegando ao Brasil uma nova tecnologia aplicada em painéis solares. São folhas de plástico leves, transparentes e flexíveis com células fotovoltaicas impressas, que funcionam como um adesivo de energia solar. A capacidade de geração de eletricidade ainda é bem menor que a dos painéis convencionais.
A vantagem é que ele se amolda a janelas, paredes, telhados e outras superfícies.

HIDROGÊNIO
Segundo a Agência Internacional de Energia, o hidrogênio está entrando em novo ciclo de interesse para além de ciclos anteriores. A tendência é de utilização também para produção de eletricidade e energia térmica, entre outras aplicações.

Boletim JUNHO/2019

1 de julho de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
Embora os reservatórios das principais hidrelétricas do país se encontrem em nível satisfatório, a previsão de poucas chuvas levou à aplicação da bandeira tarifária amarela no mês de julho.

CONSUMIDOR LIVRE
Até agora, consumidores com carga menor do que 3 MW só poderiam optar pelo mercado livre comprando energia oriunda de fonte alternativa. A partir de 1º de julho, os consumidores com carga a partir de 2,5 MW também poderão optar pela compra de energia de fonte convencional. Essa foi a primeira flexibilização das exigências do mercado livre de energia desde que esse ambiente de contratação de energia foi criado, acompanhando uma tendência mundial em dar mais poder de escolha para o consumidor de eletricidade.

TURBINAS EÓLICAS
Fabricantes de turbinas eólicas iniciaram uma guerra de gigantes no mercado brasileiro, oferecendo equipamentos maiores, entre 4 e 5,8 MW com até 170 metros de diâmetro. Com isso, as torres eólicas terão alturas superiores a 200 metros, até a ponta da pá.
Até então, o patamar era de 2 MW a 3 MW, com altura de até 130 metros.

AVIÃO ELÉTRICO
A fabricante brasileira WEG e a Embraer anunciaram um acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolver sistemas de propulsão elétricos para aeronaves. A parceria, para as fases de pesquisa e desenvolvimento tem por objetivo acelerar o conhecimento sobre as tecnologias necessárias ao aumento da eficiência energética em aviões, possibilitando o uso de motores elétricos em sistemas propulsivos.

AUTOMÓVEL ELÉTRICO
As vendas de veículos elétricos plug-in nos Estados Unidos aumentaram 80% de 2017 para 2018. Em 2019, o mercado deverá continuar com um forte crescimento, estando previstas mais de 430.000 vendas nos EUA neste ano. Este crescimento está sendo impulsionado tanto por melhorias contínuas na tecnologia de veículos como por inovações de baterias e redução do tempo de carregamento.

ITAIPÚ
Depois de sete meses fechado, o vertedouro da usina de Itaipu voltou a ser aberto no início de junho.
O vertimento de 1,3 mil m³/s de água, equivale ao volume médio anual das Cataratas do Iguaçu.

BOLETIM MAIO/2019

31 de maio de 2019
BANDEIRAS TARIFÁRIAS
A partir do dia 1º de junho, entram em vigor os novos valores para as bandeiras tarifárias, adicional criado para ajustar o custo da energia às disponibilidades de água nas principais hidrelétricas do país.
Para a bandeira amarela, o adicional a cada 100 kWh consumidos passou dos atuais R$ 1,00 para R$ 1,50, enquanto que na bandeira vermelha patamar 1, passou de R$ 3,00 para R$ 4,00 e na vermelha patamar 2 de R$ 5,00 para R$ 6,00.
Para o mês de junho, estará em vigor a bandeira verde, ou seja, sem adicional.

CARVÃO
Embora países como Alemanha e França venham anunciando planos de fechar usinas a carvão no médio e longo prazo, se espera que no Brasil que a participação desta fonte na matriz energética se mantenha estável ao menos na próxima década.
Embora os investimentos em fontes renováveis de energia estejam aumentando, não há planos no país para se abandonar a geração termelétrica a carvão.
A termelétrica a carvão Pampa Sul situada em Candiota (RS) iniciou a fase de testes de sua primeira unidade geradora, com capacidade de 345 MW. Quando pronto, o projeto contará com duas unidades geradoras, atingindo 690 MW de potência.

NOVAS BATERIAS
A tradicional fabricante de baterias Moura desenvolveu sua própria tecnologia para baterias para armazenamento de energia elétrica, a primeira fabricada no Brasil.
As baterias foram desenvolvidas em um processo que teve início há mais de oito anos, quando a fabricante identificou a oportunidade de mercado criada pelas mudanças tecnológicas no setor de geração de energia elétrica.

FONTES ALTERNATIVAS
Nos últimos dois anos o número de instalações de painéis fotovoltaicos deu um salto de pouco mais de sete mil para 49 mil unidades em todo o Brasil.
Já a energia eólica conta com mais de sete mil aerogeradores, que juntos podem produzir energia em quantidade semelhante a da hidrelétrica de Itaipu.

MOBILIDADE ELÉTRICA
Mais de 100 empresas manifestaram interesse em participar da chamada de projeto de P&D estratégico da ANEEL, para desenvolvimento de soluções em mobilidade elétrica eficiente.
O Brasil precisará adicionar mais 20 GW em capacidade instalada apenas para atender a demanda gerada pela mobilidade elétrica nos próximos 12 anos.

BOLETIM ABRIL/2019

1 de maio de 2019
BANDEIRA AMARELA
Para os consumidores cativos das distribuidoras de energia de todo o país, no mês de maio estará vigorando a bandeira amarela, o que significa que neste mês existirá um acréscimo nas faturas de energia de R$ 1,00 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.

BELO MONTE
A ANEEL autorizou a entrada em operação, em regime de testes, de mais uma unidade geradora (611 MW) da hidrelétrica de Belo Monte (PA).
Quando finalizada, a usina possuirá 24 unidades, totalizando 11.233 MW.
Com isto, será apenas menor do que Itaipu.
Atualmente já estão em operação normal 18 unidades deste empreendimento.

HIDROGÊNIO
O hidrogênio tem sido apontado como uma das grandes promessas para abastecer os veículos no futuro em substituição aos combustíveis fósseis. Visando sua promoção, durante o Fórum Econômico Mundial de 2017, foi criado o Conselho Mundial do Hidrogênio, formado por 13 membros, a maioria do setor automotivo e de combustíveis.

SUPER BATERIAS
Uma startup suíça está trabalhando em uma super bateria para carros elétricos, capaz de dar autonomia de até mil quilômetros para um veículo. A Innolith testa um sistema com tecnologia de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis.
O uso de eletrólitos não inflamáveis elimina o risco de incêndios em acidentes graves.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica alcançou a marca de 15 GW em capacidade instalada no país, passando a ocupar o segundo lugar em relevância na nossa matriz elétrica. Em números, são 601 parques eólicos, com 7 mil aero geradores, distribuídos em 12 Estados. As hidrelétricas seguem na liderança da geração de energia no país, com 104,5 GW de capacidade instalada. Em terceiro lugar estão as térmicas a biomassa (14,8 GW), seguida pelas térmicas a gás natural (13,4 GW).

GERAÇÃO SOLAR DISTRIBUÍDA
O Brasil já soma mais de 700 MW de capacidade instalada em sistemas de geração solar distribuída, enquadrados no sistema de compensação de créditos de energia. As previsões indicam atingir ainda este ano a marca de 1.000 MW.

Boletim Março/2019

1 de abril de 2019
BANDEIRA VERDE
Para o mês de abril continuará vigorando a bandeira verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia. A manutenção desta condição foi possível porque os reservatórios das principais hidrelétricas do país atingiram níveis considerados aceitáveis, não sendo necessário acionar as usinas térmicas de maior custo.

ENERGIA SOLAR
A capacidade instalada de usinas de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil superou a marca de 2 mil MW e ultrapassou a fonte nuclear no país.
Neste primeiro trimestre esta fonte alcançou 2.056 MW de potência instalada, o equivalente a 1,2 % do parque gerador brasileiro.

ENERGIA RENOVÁVEL
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a emissão de certificados de energia renovável, sendo que o Brasil alcançou o 2º lugar no mundo na emissão de I-RECs, ficando atrás apenas da China. Este certificado permite que empresas comprovem que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis.

REDUÇÃO NAS TARIFAS
Foi concluído com sucesso o acordo com os oito bancos credores para antecipar a quitação do empréstimo feito em 2014 para possibilitar naquela ocasião uma redução de 18 % nas tarifas de energia.
Este empréstimo estava sendo custeado pelos consumidores, e seu custo estava sendo embutido nos reajustes tarifários, com previsão até o ano de 2020.
O impacto será sentido positivamente para os consumidores com uma redução média de 3,7 % já em 2019, e de 1,20 % em 2020.

CORREDOR ELÉTRICO
A ANEEL e a GIZ (agência alemã de cooperação internacional) divulgaram relatório sobre o teste do Corredor Elétrico Sul, entre as cidades de Curitiba e Florianópolis (aproximadamente 400 km). Os cinco eletropostos testados tinham características distintas, onde foram identificados três tipos de conectores e dois tipos de carregamento: rápido e semirrápido. Em três deles, foi possível realizar o carregamento simultâneo de mais de um veículo, e em Florianópolis, havia disponibilidade de baterias de lítio, o que garante o carregamento mesmo sem abastecimento da rede pública.

BOLETIM FEVREIRO/2019

1 de março de 2019
BANDEIRA VERDE
Para o mês de março continuará vigorando a bandeira verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
O número de empresas no mercado de geração distribuída no Brasil saltou de 2.741 em janeiro de 2018 para 6.000 em janeiro de 2019, representando um crescimento de 118%. A região Sudeste lidera com 47,8 % destas empresas, seguida pela região Sul com 21,9 %.

ONDA DE CALOR
Devido a temperaturas extremamente elevadas, a demanda por eletricidade no Brasil disparou. No mês de janeiro a carga foi 6,6 % maior do que em igual período de 2018. A carga cresceu principalmente no Sul, com alta de 8,8 %, seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste com 7,8 %. No Nordeste cresceu 2,8 % enquanto que no Norte houve expansão de 0,6 %.
Para atender à elevada carga, Itaipu tem operado em sua capacidade máxima, disponibilizando todas suas 20 turbinas.

ALEMANHA
Até o ano de 2038 a Alemanha deverá fechar todas as suas termelétricas a carvão. Os planos estão no centro da estratégia alemã para fazer a transição para fontes renováveis, as quais no ano passado já alcançaram 40% da matriz energética, ficando pela primeira vez acima do carvão.

ENERGIA NUCLEAR
Ao defender a viabilidade de Angra 3, o governo revelou que pretende construir de quatro a oito usinas nucleares no Brasil.
Atualmente, o país tem apenas duas usinas nucleares em operação (Angra 1 e 2) que respondem por 1,2 % da geração nacional de eletricidade.

ENERGIA EÓLICA
A participação da fonte eólica na matriz de geração brasileira ultrapassou as térmicas, passando a responder por 9 % da capacidade instalada total do país, enquanto as térmicas representaram 8 %. Em dezembro, o Brasil contava com 574 parques eólicos, com capacidade instalada de 14.490 MW.

BOLETIM JANEIRO/2019

4 de fevereiro de 2019
BANDEIRA VERDE
Para fevereiro continuará vigorando a bandeira verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia.

SUPRIMENTO DE ENERGIA
Apesar das altas temperaturas que vem sendo registradas, o suprimento de energia está garantido para este verão, pois apesar de 2018 ter sido um ano climático difícil, ele terminou com os reservatórios em situação melhor do que em 2017. No entanto o alarme está ligado, pois nos meses de dezembro e janeiro as chuvas na região onde estão as principais hidrelétricas do Sudeste, ficaram 25 % abaixo da média.

ITAIPÚ
Mesmo com muito mais potência do que Itaipú, a usina chinesa de Três Gargantas ainda não a superou em quantidade de energia gerada. A capacidade instalada da usina de Três Gargantas é de 22,4 mil MW, 60% maior que os 14 mil MW da Itaipú. Mas, na comparação de produtividade, Itaipú continua mantendo a melhor média anual.

ENCARGOS E TRIBUTOS
Os encargos e tributos cobrados nas faturas de energia elétrica no Brasil, em média ultrapassam a 50 % do valor total. Abrangem as áreas municipal (iluminação pública), estadual (ICMS) e federal (PIS/COFINS, programa luz para todos e subsídios diversos). O maior imposto é o ICMS, enquanto o maior encargo é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), na qual é feita a compensação da redução média de 20 % concedida em 2013.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
Com a instalação de 3910 novos sistemas durante 2018, o Brasil já soma mais de 600 MW de capacidade instalada de sistemas de mini ou microgeração distribuída, com previsão de atingir 1000 MW em 2019.

ENERGIA EÓLICA
Atingindo mais de 15 mil MW, a energia eólica deve assumir em 2019 o posto de segunda maior fonte do parque gerador elétrico brasileiro, ultrapassando a biomassa (14,7 mil MW) e ficando atrás apenas das hidrelétricas (97,1 mil MW). Com isto representará cerca de 9 % da capacidade instalada no Brasil.




BOLETIM DEZEMBRO/2018

2 de janeiro de 2019
BANDEIRA VERDE
Para janeiro continuará vigorando a bandeira Verde, o que significa que neste mês não haverá acréscimo nas tarifas de consumo de energia. Embora os reservatórios das principais hidrelétricas do país ainda não tenham atingido um nível confortável, as previsões indicam a manutenção da bandeira verde até o final do verão.

ENERGIA SOLAR
A geração com painéis fotovoltaicos e o armazenamento de energia são as tecnologias que deverão ganhar destaque no Brasil nos próximos anos. Segundo projeções do governo, a capacidade instalada em energia solar pode crescer mais de dez vezes nos próximos dez anos, atingindo 3 GW de potência. Nos últimos cinco anos o número de conexões no Brasil subiu de 23, em junho de 2013, para pouco mais de 30 mil no final de 2018. Como a energia solar é uma fonte intermitente, sua associação com o armazenamento de energia pode viabilizar projetos que antes nem eram considerados.

ELETROVIA
A COPEL (PR) concluiu a instalação de 11 eletropostos de recarga de veículos elétricos na maior eletrovia do Brasil. Com 730 km de extensão ao longo de toda BR 277, cruza o estado do Paraná, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

ALEMANHA
As fontes renováveis já foram responsáveis neste ano por cerca de 38 % do consumo de energia na Alemanha, estando prestes a superar o carvão, tradicional fonte de energia daquele país. Uma forte pressão dos ambientalistas também está exigindo o fim das usinas nucleares, mas por enquanto elas ainda são indispensáveis para o atendimento da carga.

ÔNIBUS ELÉTRICO
A capital paulista recebeu no mês de dezembro os 15 primeiros ônibus totalmente elétricos para operar na cidade. Fabricados pela chinesa BYD, fazem parte de um projeto-piloto de transporte não poluente que envolve abastecimento por energia solar.

BOLETIM NOVEMBRO/2018

3 de dezembro de 2018
BANDEIRA VERDE
A chegada do período de chuvas na região sudeste, pouco antes do previsto, elevou o nível de armazenamento nas barragens das principais usinas do país. Devido a isto, para o mês de dezembro será aplicada a bandeira VERDE, ou seja, não haverá acréscimo nas tarifas de consumo. No entanto, isto não significa que a situação seja confortável, pois a quantidade de água armazenada nos reservatórios do país ainda é relativamente baixa.

TARIFA BRANCA
A tarifa branca, um mecanismo implementado neste ano para incentivar os consumidores de energia a usá-la fora dos horários de pico, teve adesão de menos de 2.000 clientes em todo o Brasil. O número estimado de conexões que podem migrar é de 80 milhões, o que demonstra a baixa adesão ao sistema, provocada principalmente pela falta de divulgação e de análise do caso. A maioria dos que aderiram é de lojas ou pequenas indústrias. Como nesses casos o consumo acontece fora dos horários de pico, com a aplicação da tarifa branca a energia pode ficar mais barata.

BELO MONTE
A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), vai encerrar o ano com 12 das 18 principais turbinas em operação comercial. A operação plena da usina, com todas as principais turbinas e mais as seis máquinas auxiliares, está prevista para dezembro de 2019, pois as máquinas estão sendo entregues uma a cada 45 dias.

APLICATIVO DA ANEEL
A ANEEL lançou o aplicativo para celulares “ANEEL Consumidor”. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e facilita o registro e acompanhamento de solicitações de Ouvidoria, apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

ÔNIBUS HÍBRIDO
A Volkswagen iniciará em breve no Brasil os testes com um novo ônibus híbrido, denominado E-Flex. Por ser elétrico híbrido, poderá ser abastecido com múltiplos combustíveis. Entre os fornecedores de componentes estão a brasileira WEG e a alemã Siemens.

BOLETIM OUTUBRO/2018

1 de novembro de 2018
BANDEIRA AMARELA
Em novembro passará a vigorar a bandeira amarela. Com isto, a cobrança do adicional será reduzida de R$ 5,00 para R$ 1,00 a cada 100 kWh (mais impostos). No entanto, persiste preocupação com o abastecimento de energia até o final deste ano, uma vez que atualmente os reservatórios das hidrelétricas se encontram no menor nível das últimas décadas. Para amenizar a escassez, até mesmo térmicas mais caras, como a de Fortaleza (CE) e de Uruguaiana (RS) poderão ser acionadas. Para o próximo ano, em caso de retomada da economia, aumentará a preocupação com o abastecimento de energia.

MICRO GERAÇÃO
A micro geração de energia no Brasil ultrapassou em outubro os 500 MW de capacidade, com mais de 40 mil sistemas instalados. Deste total, quase metade foi instalada neste ano. A fonte solar predomina a modalidade, com mais de 400 MW instalados. O ritmo de novas instalações acelerou no segundo semestre, pois foram 150 MW nos primeiros seis meses do ano e 90 MW só no terceiro trimestre. Ao longo do ano, em 2017 foram instalados 173 MW.

TURBINA EÓLICA ESFÉRICA
Pesquisadores britânicos criaram um design premiado para uma mini turbina eólica que parece uma bola de vôlei. Consiste em uma pequena esfera de plástico com aberturas que captam o vento de qualquer direção, fazendo com que ela gire em seu eixo como uma bola equilibrada na ponta do dedo. Por este motivo, é mais adequada do que as turbinas tradicionais para aproveitar os ventos em constante mudança, como os que sopram em áreas construídas.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
O desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia promete ser a nova revolução no setor elétrico. Com ela será possível, a um custo acessível, estocar energia em horários de baixa demanda (como na madrugada) para usá-la nos horários de ponta, quando o preço sobe, e também para fontes de energia intermitentes, que não podem ser armazenados em seu estado natural, como é o caso das energias eólica e solar. No momento, se nota grande crescimento impulsionado pela queda nos preços das baterias de íons de lítio, cujo custo sofreu redução de 80 % desde 2010.

BOLETIM SETEMBRO/2018

1 de outubro de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para outubro continuará vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, permanecerá a cobrança do adicional de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões continuam indicando bandeira vermelha até o final do ano

APLICATIVO
A ANEEL está desenvolvendo um aplicativo que vai possibilitar ao consumidor saber o que ele paga. Vai saber, por exemplo, a parcela da tarifa que é subsídio para determinados segmentos, o que é despesa com compra de energia, quanto vai para transmissão, o que vai para a distribuidora e o que é imposto.

ENERGIA SOLAR
O Brasil atingiu 350 MW de potência instalada em Geração Distribuída (GD). Existem hoje no país 37.107 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. A maioria dos sistemas está instalada em residências (77 %), seguida pelo comércio (16 %), rurais (4 %) e indústrias (3 %). Minas Gerais lidera o número de instalações (22 %), seguida pelo Rio Grande do Sul (14 %), São Paulo (13 %), Santa Catarina (7 %) e Paraná (5 %).

BELO MONTE
A ANEEL autorizou o início de testes de mais uma turbina (611 MW) da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingú (PA). A previsão é de que até o final de 2019 estejam em operação todas as 24 turbinas, quando atingirá a potência de 11.233 MW.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
A redução do custo das baterias tem sido a responsável pelo grande incremento na utilização de veículos elétricos. A cidade de Uberlândia encomendou 8 ônibus 100 % elétricos à chinesa BYD. Em Bauru também foram encomendados da mesma empresa 2 ônibus 100 % elétricos. A Volkswagen, em parceria com a WEG, está lançando um ônibus hibrido, e pretende lançar até 2020 um caminhão leve totalmente elétrico.

USINA SOLAR FLUTUANTE
Até dezembro deverão estar concluídas as obras da primeira fase do projeto fotovoltaico de placas flutuantes no reservatório da hidrelétrica de Sobradinho, no rio São Francisco. O empreendimento compreende duas plantas fotovoltaicas flutuantes, uma no lago de Sobradinho, na Bahia, e a outra no lago da hidrelétrica de Balbina no Amazonas.

BOLETIM AGOSTO/2018

1 de setembro de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para setembro continuará vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, permanecerá a cobrança do adicional de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões continuam indicando bandeira vermelha até o final do ano.

ESTIAGEM
A estiagem deste ano está sendo muito pior do que o previsto inicialmente pelo governo, e os recursos arrecadados pela bandeira tarifária vermelha não estão sendo suficientes para fazer frente aos custos. Nos últimos três meses, a usina de Itaipu registrou a menor produção de energia desde a época da crise de 2001.

ENERGIA EÓLICA
A energia eólica tem contribuído em muito para amenizar a falta de água nas hidrelétricas. No final do primeiro semestre deste ano a potência eólica instalada aumentou 20 % em relação ao mesmo período do ano anterior, passando a representar 6.5 % de toda a potência instalada do Sistema Integrado Nacional. Na região Nordeste a energia eólica vem respondendo por cerca de 70 % da energia consumida.

GRANDES BATERIAS
Estão em estágio avançado de desenvolvimento baterias de grande porte, de íons de lítio, destinadas a dar suporte a fontes intermitentes, como a solar e a eólica. Estas baterias também poderão substituir a rede pública nos horários em que energia é mais cara.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Já chegaram ao Brasil os primeiros 6 caminhões elétricos que fazem parte do primeiro lote de 21 unidades encomendadas na China para o recolhimento de lixo em municípios de São Paulo e do Espírito Santo. No próximo ano deverão chegar mais 60 unidades. Os veículos tem autonomia para 8 horas de operação a cada recarga, ou o equivalente a 200 km rodados.

LINHA DE TRANSMISSÃO
Com previsão de entrega até o final de 2019, seguem adiantados os trabalhos de instalação da segunda linha de Belo Monte. Quando concluída, terá 2.500 km de extensão interligando o Pará à região Sudeste, e será a maior linha de transmissão do mundo em ultra-alta tensão (800 kV).

BOLETIM JULHO/2018

1 de agosto de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para agosto permanecerá vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, ocorrerá a cobrança adicional de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões continuam indicando bandeira vermelha até o final do ano.

BATERIAS
O uso de geração solar combinado com baterias vai permitir o desligamento de parte dos geradores movidos a óleo diesel na ilha de Fernando de Noronha. Para estabilizar a entrega de energia fotovoltaica, um novo sistema de armazenamento de energia elétrica com baterias (560 kW) funcionará já a partir do mês de agosto. Sistema semelhante está sendo instalado no Pelotão Especial de Fronteira sediado em Tunuí-Cachoeira, em plena floresta amazônica.

ITAIPU
Depois de um primeiro trimestre excelente, devido à falta de chuvas a hidrelétrica reduziu sua capacidade nos últimos dois meses e deve ficar no máximo em seu quinto melhor ano de geração. O mês de maio apresentou a pior afluência de água da história de 34 anos de Itaipu.

SOLAR FOTOVOLTAICA
A partir de janeiro/2020, as novas residências a serem construídas na Califórnia deverão obrigatoriamente contar com sistemas solares fotovoltaicos. A exigência integra o esforço para reduzir em 40 % as emissões de carbono até 2030.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
Já é possível fazer uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro em um carro 100% elétrico. Pontos de recarga instalados na rodovia Presidente Dutra começaram a funcionar no final do mês de julho. A maior distância entre eletropostos é de 122 km. Os carros poderão ser reabastecidos em 25 minutos, tempo suficiente para recuperar 85% da carga.

LINHA DE TRANSMISSÃO
Entrou em operação comercial nova linha de transmissão que vai contribuir para o escoamento da energia elétrica que vem das usinas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e com isto melhorar a qualidade do fornecimento para a região Sudeste. Com 334 quilômetros de extensão, passa por 28 municípios de São Paulo para ligar a Subestação Araraquara II até a SE Taubaté.

BOLETIM JUNHO/2018

3 de julho de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para o mês de julho continuará vigorando a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, haverá cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos). As previsões indicam bandeira vermelha até o final do ano.

SANTO ANTÔNIO
A hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no rio Madeira (RO), atingiu novo recorde de produção diária no dia 7 de junho, ao acionar simultaneamente todas as suas 46 turbinas a 100 % de sua capacidade. A usina foi a terceira maior geradora hídrica do país em 2017, segundo dados do ONS, gerando mais de 16,8 TWh, o que representa 3,08% de toda carga do Sistema Interligado Nacional (SIN).

ENERGIA SOLAR
A fonte solar fotovoltaica no Brasil desponta em um crescimento vertiginoso e já ultrapassamos a marca de 1,5 GW de capacidade instalada. Há um ano, a energia elétrica gerada pelo sol era capaz de abastecer 60 mil residências brasileiras (compostas de 4 a 5 pessoas). Hoje este número é mais de 10 vezes maior, passando para mais de 633
mil residências.

ENERGIA EÓLICA
A geração eólica já é responsável por cerca de 10 % da energia gerada no Brasil. No nordeste, é uma fonte fundamental. No dia 23 de junho passado atingiu um pico de 7.311 MW gerados, o que representa 70 % de toda a energia gerada na região neste dia.

VEÍCULOS ELÉTRICOS
O ano de 2017 foi recorde na adesão aos veículos movidos a eletricidade no mundo. No período, o número de carros elétricos e híbridos vendidos chegou a 1 milhão, e a frota mundial passou a somar 3 milhões. Deste volume, 40% estão na China e cerca de 25%, nos Estados Unidos. No Brasil existem pouco mais de 8 mil unidades do tipo, incluindo carros, ônibus e caminhões.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO
No mês de junho foi realizada uma pesquisa de satisfação entre os clientes da SICLO. Aplicando a metodologia NPS (Net Promoter Score) obtivemos 89 pontos, o que nos classifica na área de excelência. Os principais pontos destacados na pesquisa foram conhecimento técnico da equipe, agilidade no atendimento, confiabilidade e comprometimento.

BOLETIM MAIO/2018

5 de junho de 2018
BANDEIRA VERMELHA
Para o mês de junho vigorará a bandeira vermelha, patamar 2. Com isto, haverá cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 kWh (mais impostos).

ELETROPOSTO
Embora conte com apenas 10 veículos elétricos em sua frota, em Cuiabá (MT) foi instalado na sede da Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT) o primeiro eletroposto do Estado para a recarga de veículos elétricos ou híbridos. A energia será distribuída gratuitamente, uma vez que ela é gerada através de placas fotovoltaicas, ou seja, é a energia solar transformada em energia elétrica que vai abastecer os carros.

ENERGIA SOLAR
De acordo com a ANEEL, no Brasil atualmente existem 257 MW instalados de fonte fotovoltaica. São 28.400 sistemas, que atendem 33.500 consumidores. O Estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional, com 22,9% da potência de microgeração e minigeração solar instalada no país, seguido pelo Rio Grande do Sul (13,9%), São Paulo (13,5%), Ceará (5,9%) e Santa Catarina (5,9%).

NUCLEAR FLUTUANTE
Foi lançada ao mar pela Russia uma usina nuclear flutuante. Ela deixou um estaleiro em São Petersburgo e iniciou uma longa jornada que vai terminar no Ártico. Fará uma parada técnica no porto de Murmansk para abastecimento do material radioativo. De lá, a estrutura vai ser rebocada por mais de 5 mil quilômetros até a costa ártica de Chukotka, próximo ao Alasca. A previsão é que os reatores forneçam eletricidade já em 2019.

CAMINHÕES ELÉTRICOS
Há um ano e meio a coleta de lixo em Indaiatuba, no interior de São Paulo, transformou-se em atração. A empresa de saneamento responsável pelo serviço na cidade começou a testar um caminhão elétrico para recolher e compactar o lixo. O teste deu certo e a empresa fechou na China a compra de 200 caminhões com as mesmas características.

BELO MONTE
Previsto para operar em dezembro de 2019, quando todas as turbinas estiverem operando, o novo linhão de transmissão da energia de Belo Monte, com 2.526 km de extensão está “travado” na justiça.

BOLETIM ABRIL/2018

2 de maio de 2018
BANDEIRA AMARELA
Para o mês de maio vigorará a bandeira amarela. Com isto, haverá cobrança extra de R$ 1,00 a cada 100 kWh de consumo de energia elétrica neste mês.

ELETROVIA
A COPEL (PR) inaugurou em Curitiba o primeiro eletroposto de uma eletrovia que vai cortar o Paraná. O serviço vai abranger cerca de 700 quilômetros da BR277 entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Ao todo, serão oito unidades ao longo do trajeto para abastecimento de veículos elétricos. Os primeiros postos que entram em operação, na capital e em Paranaguá, terão uma fase de testes, na qual farão recarga gratuita de carros elétricos. Ainda neste ano serão instalados eletropostos em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. As unidades foram projetadas para ficar a cerca de 100 quilômetros de distância uma da outra.

ITAIPU
A hidrelétrica de Itaipu alcançou o melhor trimestre de sua história, em termos de produção de energia. A produção do mês de março seria suficiente para suprir o estado do Paraná por quatro meses ou todo o Brasil por sete dias.

INFANTO-JUVENIL
O governo lançou um portal dedicado ao público infanto-juvenil onde, de forma divertida, com mascotes, textos lúdicos, imagens, jogos e brincadeiras, pode-se enriquecer o aprendizado em temas de energia. Portanto, é conhecimento para a garotada aprender em família e na escola.
www.epe.gov.br/pt/abcdenergia

ENERGIA SOLAR
Os sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar já somam mais de 200 MW de potência instalada no Brasil. Consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,1% da potência instalada. Já em número de equipamentos instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 78% do total.

URUGUAI
Em março, a fonte eólica foi responsável por 41 % da energia gerada no Uruguai, pela primeira vez superando as hidrelétricas, que geraram 39 %. Hoje, mais de 95 % da energia elétrica gerada no Uruguai provém de fontes renováveis.

BOLETIM MARÇO/2018

2 de abril de 2018
BANDEIRA VERDE
Para o mês de abril continua vigorando a bandeira verde. Com isto, não haverá cobrança extra sobre a tarifa de consumo de energia neste mês.

ENERGIA PRÉ-PAGA
A ANEEL abriu uma consulta pública para ouvir a opinião de consumidores sobre o pré-pagamento de energia elétrica, como acontece com os planos de telefonia. As principais vantagens do sistema para o consumidor são um melhor controle do consumo de energia, transparência e informações em tempo real sobre gastos diários e fim da cobrança de multas, juros de mora e taxas de religação. Também há benefícios para as distribuidoras de energia elétrica, como redução dos custos operacionais, diminuição da inadimplência e melhor relacionamento com os consumidores, já que o sistema evitaria faturamentos por estimativa e cortes indevidos.

ENERGIA NUCLEAR
A Agência Internacional de Energia [AIE] confirma que a China desafiará nas próximas duas décadas a liderança mundial dos EUA no setor de energia nuclear, uma vez que o gigante asiático está prestes a triplicar sua capacidade de produzir energia atômica.

CIDADE INTELIGENTE
A COPEL (PR) instalou o primeiro medidor inteligente de energia do Paraná. A ação é o marco de início do projeto que transformará Ipiranga, com 15 mil habitantes, no primeiro município brasileiro a ser atendido totalmente com
rede inteligente de energia. A previsão é que até setembro estejam instalados os cinco mil equipamentos previstos.
O modelo adotado é o mesmo de redes inteligentes internacionais, como de distribuidoras de energia nos Estados
Unidos, e com ele o consumidor poderá em tempo real acompanhar o seu consumo, e também saber em qual horário gasta mais.

ENERGIA EÓLICA
Passados menos de dez anos do primeiro leilão de energia eólica no Brasil (2009), a capacidade instalada do País atingiu 13 GW, quase a mesma potência de Itaipu, maior hidrelétrica brasileira, com 14 GW, e bem perto da capacidade da França (13,7 GW), sétima colocada no ranking mundial de capacidade eólica instalada. Atualmente o Brasil está em oitavo lugar, sendo que em 2012, estava na 15ª posição. No ano de 2017, a geração de energia
eólica no Brasil aumentou 26,5 % em relação ao ano anterior, o que representou 7,4 % de toda a energia gerada pelo Sistema Integrado Nacional (SIN).

BOLETIM FEVEREIRO/2018

1 de março de 2018
BANDEIRA VERDE
Para o mês de março confirma-se a manutenção da bandeira verde. Com isto, não haverá cobrança extra sobre a tarifa de consumo de energia neste mês.

TELHADO SOLAR
A TESLA, primeira empresa a fabricar um automóvel elétrico de sucesso, está desenvolvendo painéis solares que imitam o estilo de telhas convencionais. A ideia é utilizar esta fonte de energia renovável sem prejudicar o visual da residência. Os painéis usam um truque de perspectiva para se parecerem com uma telha tradicional, e têm uma pintura especial da 3M que camufla as células de energia, pois são transparentes quando vistos de cima, deixando a luz entrar, mas parecem feitos de ardósia ou terracota quando vistos da rua. Como são feitos de vidro temperado, são três vezes mais resistentes do que as telhas convencionais.

PREMIAÇÃO
Anualmente é pesquisado entre as distribuidoras de energia elétrica o Indice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC). Em 2017 os premiados foram a COPEL (PR) para a categoria com mais de 400 mil consumidores, e a MUX Energia (RS) para empresas menores. Na categoria “Permissionárias” a vencedora foi a Cooperativa Anita Garibaldi (SC).

ITAIPÚ
Itaipu atingiu em janeiro a maior produção mensal de sua história. O recorde foi sucessivo ao de dezembro, que era até então o melhor mês desde que a usina começou a gerar energia, em maio de 1984. A energia produzida em janeiro seria suficiente para abastecer todo estado de São Paulo por dois meses, a cidade de Curitiba por dois anos, ou a cidade de Foz do Iguaçu por 17 anos.

HIDRELÉTRICAS
No Pará, a hidrelétrica São Manoel iniciou a descida do rotor do gerador da quarta e última unidade da usina. A peça possui 548 toneladas e quase 10 metros de diâmetro. Ao final, a usina terá capacidade instalada de 700 MW, dividida entre quatro unidades de 175 MW cada. Atualmente já existem duas unidades em operação comercial, sendo a primeira acionada no final de dezembro, quatro meses antes do prazo previsto. A segunda turbina entrou em operação comercial em janeiro.

ENERGIA EÓLICA
O Brasil ultrapassou a marca de 500 parques eólicos instalados, com um total de 12,64 GW de capacidade instalada. Outro dado relevante é que o Brasil assumiu o sétimo lugar entre os países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá.

BOLETIM JANEIRO/2018

6 de fevereiro de 2018
BANDEIRA VERDE
Confirmando as previsões, a boa recuperação dos níveis das principais hidrelétricas do país permitirá a aplicação da bandeira verde durante o mês de fevereiro. Com isto, neste período não haverá cobrança extra pela energia.

ELETROPOSTOS
A BMW ajusta os últimos detalhes para a instalação de eletropostos ao logo da rodovia Presidente Dutra. O objetivo é possibilitar uma viagem com carro elétrico entre Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a autonomia rodoviária de um carro elétrico como o modelo BMW i3 é de aproximadamente 150 quilômetros. Os seis primeiros pontos de recarga serão instalados em postos de combustível da rede Ipiranga até o fim de março de 2018

ITAIPÚ
Em duas ocasiões no mês de janeiro, a usina de Itaipu abriu simultaneamente todas as 14 comportas das três calhas do vertedouro. A cena é rara, pois os últimos registros desta simultaneidade ocorreram em junho de 2016 e novembro de 2015. O vertedouro é uma estrutura utilizada para escoar o excedente de água do reservatório, não utilizada para a produção de energia.

CHERNOBYL
Abandonada desde o acidente nuclear de 1986, a área no entorno da usina de Chernobyl está prestes a reiniciar a produção de energia. A cerca de cem metros de distância do imenso domo de metal que isola a antiga estrutura radioativa, estão sendo instalados painéis solares. A nova planta deve gerar o suficiente para abastecer uma pequena cidade com cerca de duas mil residências.

OBRAS EM ATRASO
O Brasil inicia 2018 com um total de 393 empreendimentos de transmissão em construção sendo que 178 estão atrasados, o que representa 45% do total. Quanto à geração de energia, existem 415 usinas com obras em atraso contra 653 obras fiscalizadas, ou seja, 63,5% em atraso.

ENERGIA NUCLEAR
A usina nuclear Angra 2 obteve em 2017 a melhor marca de geração elétrica de sua história. Além disso, a unidade operou com 97,5% de fator de capacidade. Já Angra 1, apesar de ter ficado parada por quase 60 dias entre agosto e outubro, por conta da troca dos seus transformadores principais, também registrou em 2017 uma das melhores marcas da usina.